O Google em Apuros: Justiça dos EUA Quer Dar um Fim no Monopólio!
Segura essa, meu povo! O Departamento de Justiça dos Estados Unidos decidiu que é hora de colocar o Google no cantinho para pensar! Eles estão sugerindo que a gigante da tecnologia se ligue e venda sua preciosidade, a divisão do Chrome, e fique um bom tempo, tipo cinco anos, de fora do jogo dos navegadores. É isso mesmo! Estão querendo que o Google não ponha a mão em concorrentes e muito menos em novos produtinhos de inteligência artificial. É golpe na certa!
E não é que o juiz Amit Mehta já tinha dado um show de bola antes? Ele já tinha decretado que o Google estava jogando sujo com aqueles acordos de exclusividade, mantendo o mecanismo de busca dele lá em cima enquanto os concorrentes ficam lambendo o chão. O Google é o “xerifão” de várias plataformas, tipo Safari e Firefox, e com isso, o jogo fica totalmente desleal. O DOJ (sigla chique para Departamento de Justiça) tá pegando pesado e quer acabar com essa festa!
Com tanta maracutaia, a galera do DOJ decidiu prestar atenção também no Android e no Chrome, que são como os filhos adorados do Google. Eles alegam que a Big G tem seu jeitinho maroto de dar empurrãozinho para o próprio produto de busca na plataforma Android. É sacanagem! A proposta é simples: chega de favorecer o Google Search! E se a galera do comitê de supervisão descobrir mais maracutaia, a venda do Android pode ser uma realidade!
E não para por aí! A inteligência artificial do Google também tá na mira. Eles sugerem que o Google comece a dar “direitos de rastreamento de dados” para criadores de conteúdo, permitindo que eles decidam se suas criações vão ser usadas para treinar os modelos de IA. Kent Walker, o chefão do jurídico do Google, não perdeu tempo e acusou a proposta de ser um tremendo furacão na liderança do Google em inteligência artificial.
Ah, o Google não tá gostando nada disso! Eles alegam que tudo isso vai prejudicar os americanos e a tecnologia que todos conhecem e adoram. Segundo Walker, tudo isso vai quebrar uma série de produtos do Google que fazem parte da vida de muita gente. Então, manos e minas, vamos ficar de olho nessa novela que está apenas começando!