Games

Idoso Processador Faz 52 Anos e Ainda Rodando Linux? É Linux e ‘Jovem’!

O Hacker Maluco que Colocou Linux para Rodar em um Dinossauro da Computação!

Prepare-se, porque a história que você está prestes a ler vai fazer até seu computador mais moderno ficar com vergonha! Um hacker doido chamado Dmitry Grinberg resolveu levar a nostalgia a níveis extremos e instalou o sistema operacional Linux em um processador Intel 4004, que já viu mais porrada do que muito veterano de guerra e, pasmem!, data da década de 1970! Isso mesmo, estamos falando de um chip que parece mais uma relíquia do que um pedaço de tecnologia.

A Máquina do Tempo da Informática

Para quem não sabe, o Intel 4004 foi o primeiro microprocessador comercializado, e, na boa, ele não era nada rápido. Esse trambolho foi feito para processar uma conta de adição ou subtração e olhe lá! É como tentar fazer uma live de jogos ao vivo com uma calculadora. Grinberg, nosso herói sem capa e sem lucro, decidiu brincar de inventor e fez o que parecia impossível: colocou o Linux para rodar!

E para quem achava que o Linux era só para computadores potentes, veja só a ironia! Ele soltou uma versão reduzida do Debian e fez o sistema levar apenas cinco dias para ligar, ou seja, enquanto você vai fazer um café e volta, o bichinho tinha dado o boot!

O Que Tem na Caixa? Ah, só um Chip dos Anos 70!

Se você tem um pouquinho de noção de tecnologia, sabe que esse chip é mais limitado que um smartphone sem bateria. Grinberg teve que dar um tapa na cara do tempo, criando uma placa de circuito personalizada que mais parecia arte contemporânea, cheia de curvas e ângulos retos. O sujeito transformou o processo em uma verdadeira instalação artística; a ideia era deixar exposta na parede, rodando comandos lentamente, como se estivesse ajudando uma tartaruga a fazer um maratona.

E se você acha que isso já é doideira suficiente, espera lá! Para otimizar o andamento do processo, ele precisou apertar o processador em um overclock de 5%. Mas, no fim do dia, até esse upgrade queria se fazer de difícil – demorou "apenas" 4,76 dias para carregar o Linux completo. É! E você achando que o Wi-Fi da sua casa era lento…

No Final das Contas…

Dmitry Grinberg é aquele tipo de cara que prova que não é preciso ganhar dinheiro com tecnologia, basta se divertir! Ele criou uma obra de arte computacional que, mesmo sem utilidade prática nenhuma, mostra que a criatividade humana não tem limites e pode redescobrir até mesmo os pecados da computação vintage!

Então fica a dica: da próxima vez que seu computador travar ao abrir um link, pense em Grinberg e na fera que ele fez rodar um Linux primitivo em um chip que mal sabia o que era multitarefa. Ele provavelmente iria rir enquanto sua máquina se debatia em mais uma tela azul!

Related Posts