Jogatina com Estilo: Celebrando Heróis Negros nos Games!
Personagens que São Preto no Branco da Diversão!
Os jogos eletrônicos têm uma fama não tão bonita quando o assunto é diversidade – especialmente quando falamos sobre protagonistas negras. Para você ter uma ideia, só cerca de 8% das estrelas das narrativas interativas são mulheres negras. É, meus amigos, a coisa não tá fácil. Mas mesmo assim, algumas desenvolvedoras estão quebrando tudo com personagens que são uma verdadeira chuva dourada no nosso universo gamer. E hoje, no Dia da Consciência Negra, vamos dar uma volta por aí e conhecer alguns desses heróis e heroínas que arrasam!
Dandara: A Rainha da Resistência!
Começando com a musa do jogo nacional "Dandara", que foi criada em homenagem à esposa de Zumbi dos Palmares. Essa guerreira é a verdadeira salvadora de um mundo que tá mais caindo aos pedaços que mingau em panela furada! Lutar nunca foi tão estiloso.
Lúcio: O DJ que Salva o Mundo!
Cruzamos agora para "Overwatch 2", onde Lúcio Correia dos Santos está arrasando como DJ e herói! O carioca, de 28 anos, usa suas habilidades sonoras para fazer barulho contra as injustiças enquanto toca um som de respeito. É som e soco, meu povo!
Lee e Clementine: A Dupla Que Vai te Fazer Chorar!
Quem não conhece Lee e Clementine, os pinguins de gelo do apocalipse em "The Walking Dead"? Essa dupla de pai e filha se destaca em meio ao caos de zumbis e cenas de cortar o coração. Prepare os lencinhos!
Balrog: O Boxeador que Quebra Tudo!
Agora é a vez de Balrog, de "Street Fighter"! O boxeador é conhecido por seu jeito sádico e mulherengo, quase como o Mike Tyson em forma de pixel. Com uma vida caótica, ele é um dos lutadores mais fortes do game. Se você não sai da briga, ele também não.
Jax Briggs: O Ciborgue que Não É de Tarde!
Em "Mortal Kombat", temos Jax Briggs, o meio homem, meio máquina, que veio pra dar um jeitinho nos vilões de Earthrealm. Com braços biônicos e um temperamento maior que bola de futebol, o rapaz sabe como enfrentar os problemas.
Eddy Gordo: O Capoeirista que Manda Muito!
Na pista de dança das lutas de "Tekken", Eddy Gordo é o capoeirista que apresentou a arte brasileira pelo mundo! Ele entrou nesse mundo de brigas para se vingar dos pais e não tá pra brincadeira. Se prepare para ver muitos chutes e rebolados!
Franklin Clinton: O Homem que Quer Mais!
Em "Grand Theft Auto V", temos Franklin Clinton, que não quer ser só mais um gangster em Los Santos. Ele ama carros de luxo e sua ex-namorada, e tá sempre atrás do sonho americano, mesmo que isso signifique entrar em roubos.
Carl Johnson: O CJ é Pau Para Toda Obra!
Carl Johnson, ou CJ, brilha em "GTA: San Andreas". Ele é um verdadeiro ícone e mostrou que dá pra ser pacífico mesmo no meio do crime. O rapaz é um dos primeiros personagens negros de destaque do jogo, e tá na história pra ficar.
Aveline de Grandpré: A Assassina Justiceira!
Todo mundo já ouviu falar de Aveline, de "Assassin’s Creed III: Liberation", né? Essa assassina parisiense tem um passado que a levou a lutar contra a escravidão. Com um coração cheio de coragem e habilidade, ela é pura adrenalina!
Miles Morales: O Amigo da Vizinhança!
Pra fechar com chave de ouro, temos Miles Morales, de "Marvel’s Spider-Man: Miles Morales". Depois de brilhar na animação, ele chegou aos games pra mostrar que ser super-herói é muito mais do que ter poder. O garoto tá aprendendo a equilibrar ser humano e o salvador da pátria (ou no caso, da vizinhança)!
Assim se foi nossa viagem pelos personagens que fazem do universo dos jogos um lugar mais colorido e diverso! Fica a dica para jogar cada um deles e sentir a vibe!