A História de Ken Kutaragi: O Cara que Virou os Games de Cabeça pra Baixo!
O Rei do PlayStation e Sua Jornada Maluca Através dos Contras e a Favor!
Quem é Ken Kutaragi? Ah, só um dos caras mais legendários que já pisaram na terra dos videogames! Nascido em 2 de agosto de 1950, em Tóquio, esse sujeito não só criou o PlayStation 1 – também conhecido como o console que fez muitos de nós perderem horas de sono – mas também foi o cérebro por trás do PlayStation 2, o console mais vendido da história. Se você ainda não escutou o nome dele, é hora de sair de debaixo da pedra!
Kutaragi começou sua jornada na Sony nos anos 70 e, segundo fontes desconhecidas (que não têm nenhuma credibilidade, mas vamos lá!), desde pequenininho ele era incentivado pelos pais a mexer com coisas mecânicas. Era tipo um mini-MacGyver dos eletrônicos! O cara se formou em engenharia, e adivinha a primeira coisa que ele fez? Trabalhou na Sony, é claro! E não foi só para passar o tempo; ele ajudou a fazer as primeiras telas LCD e câmeras fotográficas digitais. Um verdadeiro polivalente!
O Amor à Primeira Jogada
Na década de 80, ele teve um momento de iluminação ao ver seu filho jogando no NES, o primeiro console da Nintendo. E aí, apesar de a Sony estar mais interessada em fazer aparelhos de som e televisores – nada de videogames, por favor! – o coração de Kutaragi bateu mais forte pela ideia de criar sua própria linha de consoles. Mas calma, ele teve que jogar sujo!
O que ele fez? Ele secretamente deu uma de espião e trabalhou na criação do chip de som para o Super Nintendo! E quando a Sony descobriu? Ah, meu amigo, quase foi mandado embora! Mas seu chefe teve um lampião de compaixão e ele terminou o projeto. Ufa!
De Assistente à Lendário
Depois desse perrengue, Ken teve a sacada de criar um dispositivo de CD-ROM para o Super Nintendo. Sim, o que seria o Nintendo PlayStation! Mas as coisas não saíram como um conto de fadas e as duas gigantes terminaram a parceria. A Sony decidiu que, ao invés de se afundar com a Big N, era hora de criar o seu próprio console, e o resto, como dizem, é história. E que história!
Chega 1994 e, BAM! O PlayStation explode no mundo dos games! Vendeu mais de 100 milhões de unidades – um verdadeiro sucesso. Com jogos incríveis como Final Fantasy e Metal Gear Solid, ele conquistou tanto os kids quanto os grandalhões. Enquanto a Nintendo ainda se arrastava com cartuchos, o PS1 deu show com CDs – quem diria que um disco poderia mudar tudo, não é mesmo?
E Não Para por Aí!
O sucesso do PlayStation 1 foi só o começo! Kutaragi, o mago dos games, liderou o desenvolvimento do PlayStation 2 e, acreditem ou não, ele vendeu 160 milhões de unidades! Mesmo sem o gráfico dos concorrentes, o console tinha a melhor biblioteca de jogos disponíveis. GTA, Final Fantasy, God of War… o cara sabia como fazer a festa acontecer!
Porém, nem tudo são flores. O lançamento do PlayStation 3 foi tipo uma comédia dramática: alto preço e dificuldades para os devs. O resultado? Um baita flop em vendas, na época. A situação ficou tão apertada que Kutaragi decidiu pendurar as chuteiras em 2007 e se aposentou, mas não antes de deixar sua marca na história!
O Legado do Grande Kutaragi
Hoje, aos 74 anos, Ken Kutaragi pode não estar mais criando consoles, mas seu nome brilha como uma estrela na constelação do mundo dos games. Ele é, sem dúvida alguma, o "pai do PlayStation". E nós, jogadores do mundo todo, só temos a agradecer por todas as horas de diversão e, claro, algumas noites em claro que ele proporcionou. A lenda vive!