"Deus Ex: Mankind Divided" e o Folclore do Adam Jensen: Um Bebê Que Ninguém Adotou
E aí, galera! Se você é fã da série "Deus Ex", provavelmente conheceu a revolta de deixar o brinquedo em casa e não conseguir continuar a brincadeira. Afinal, quem não ficou bolado com aquele final cheio de perguntas sem respostas em "Mankind Divided"? Mas, calma lá! O mistério tá quase desvendado, e quem trouxe essa luz no fim do túnel foi o famoso escritor Mark Cecere, que debruçou-se numa prosa de podcast e revelou o que rolava nos próximos capítulos da saga do nosso herói cibernético, Adam Jensen.
"Manda Mais Ketchup, Mark!"
Em um papo descontraído, Cecere contou que a ideia era fazer nosso bro Adam dar uma faxina nos Illuminati, mas, claro, com aquele tempero especial. Em vez de acabar com toda a galera, ele só teria que tirar um figurão da jogada, o famoso Bob Page. O resultado? Bob Page viraria o verdadeiro vilão que conhecemos no primeiro game de 2000. E, desta forma, a história iria se conectar como uma grande teia de aranha no universo "Deus Ex". Acontece que a vida é cheia de surpresas e, como todo bom filme brasileiro, a trama dá uma reviravolta que ninguém esperava.
"Jensen vs. Illuminati: A Batalha da Imortalidade"
Cecere ainda soltou a frase mágica: “Jensen nunca vai conseguir acabar com os Illuminati”. É como tentar despejar fora um geladeira velha que tá lá desde a época do vovô. Eles tão firmes e fortes até 2050, com direito a encontra de status e tudo! Então, a principal missão de Adam era desencadear os eventos que levariam Bob Page a ser esse chefão que amamos (ou odiamos) na franquia.
"Bicho, Que Perigo! Cadê o Novo Jogo?"
E como num belo final de novela, o enredo não parou por aí. Desde que "Mankind Divided" saiu em 2016, a Eidos-Montreal — a criadora da série — passou por uma montanha-russa de percalços. A galera teve que se reinventar e mudar de projeto. O resultado? A Square Enix resolveu se desfazer da empresa e, assim, a franquia foi parar nas mãos da Embracer, que até tentou dar uma sacudida e começou a desenvolver um novo jogo, mas… olha a zica, o projeto também foi pro beleléu!
"Um Adeus com Música de Tristeza"
O ator Elias Toufexis, que deu vida a Adam Jensen, deixou uma mensagem de despedida que deu vontade de chorar, como se fosse cena de despedida de novela: "A história de Adam parece ter chegado ao fim". Ou seja, a galera teve que engolir seco e aceitar que a história de Adam talvez tenha ficado apenas nas prateleiras da memória. Mas calma, amigo! Ele ainda soltou um “Oxi, isso teria sido divertido, hein?” quando ficou sabendo das ideias de Cecere.
Então é isso, pessoal! A saga continua, mas com um gostinho de "quem sabe um dia?". Vamos torcer para que Adam Jensen possa, quem sabe, fazer uma nova aparição em um (futuro) jogo e dar uma nova colisão de ideias – e vilões – nas nossas vidas gamers!