OLED: O Rei das Telas que Não Vê a Cor da Luz do Lado Chinês!
Ah, as TVs OLED, essas maravilhas da tecnologia! Mas segura o coração! Essa inovação não surgiu do nada. Na verdade, o “OLED” é mais velho que andar pra frente. A Kodak, lá nos idos de 1987, foi a responsável por essa belezura, mas foi só em 2004 que as brasileiras começaram a sonhar com uma telinha OLED. Em 2012, a LG decidiu dar um grito e lançou sua primeira TV OLED de 55 polegadas, que na época era um baita espetáculo!
E olha, a LG não estava brincando em serviço. Com sua subsidiária LG Display, essa empresa fez mais barulho do que panela de pressão em dia de feijoada e já monopolizou a produção de telas OLED. Em 2013, a LG era a rainha do pedaço, depois que Sony e Panasonic decidiram dar tchauzinho pra tecnologia.
Se o domínio deles era total, a Samsung, por sua vez, vacilou. Em 2015, a gigante sul-coreana resolveu abandonar a missão OLED, provavelmente achando que a tecnologia era igual a geladeira velha: não dava pra confiar. Em vez disso, a Samsung decidiu tocar o barco com a tal da QLED, que é como um “camarão na brasa” que não combina com a festa.
Mas em 2022, quando a LG se estabeleceu como a deusa do OLED, a Samsung decidiu voltar ao jogo, tudo porque a concorrência não tava de brincadeira! Com sua própria versão de OLED, chamada QD-OLED, a guerra estava novamente lançada, e a Sony foi uma das primeiras a embarcar no bonde.
Chegou a TCL pra Balançar o Coreto!
Mas calma! Não para por aí. A TCL, com suas manhas, quer entrar na dança e não vai deixar LG e Samsung dormirem no ponto. O setor de OLED não andava lá essas coisas, e apesar de telas OLED em smartphones e monitores estarem bombando, as TVs estavam dando uma de "só na paz".
Construir painéis OLED gigantes exige uma grana que só os reis do conhecimento manjam e ainda é uma tecnologia meio "frágile" (coisa de quem não quer arriscar). Resultado? Preço lá em cima! Enquanto isso, os preços das TVs LCD, principalmente as mini-LED, estão lá praticando yoga e caindo com facilidade.
Agora entra a estrela da vez: o JOLED! Essa tecnologia de impressão a jato de tinta é o “pulo do gato” e é muito mais econômica e ecologicamente correta. A TCL, com suas garras afiadas, comprou as patentes e começou a fabricar protótipos como um chef criando pratos incríveis em um reality show de culinária.
A TCL já está pronta para tirar do forno suas telonas OLED com impressão a jato de tinta e já mostrou que não tá pra brincadeira. Preparados com uma tela 4K de 21 polegadas, a TCL se apresentou pra briga e agora é a vez da LG e da Samsung correrem atrás!
Sendo assim, será que a LG e a Samsung vão continuar reinando absolutas? Ou a TCL vai dar aquele empurrãozinho e tirar as duas do trono? Se a história já ensinou algo, é que quem não arrisca não petisca. O jogo tá só começando, e a briga pelas telonas vai ferver!