Games

Os Roaring Twenties Voltaram: Personagens Antigos em Domínio Público para a Nossa Alegria!

"Popeye, o Espinafre e o Domínio Público: 2025 Chegou com Tudo!"

O ano virou e 2025 trouxe com ele uma festança no mundo da cultura! A nova leva de obras agora é domínio público, e adivinha quem entrou pra dança? Nossos bons e velhos conhecidos da década de 1920, com vários clássicos que podemos aproveitar sem pagar um centavo!

Nos Estados Unidos, a proteção dos direitos autorais dura 95 anos para as obras publicadas antes de 1978. Então, desde 1º de janeiro de 2025, obras de 1929 e até gravações de 1924 estão liberadas para todo mundo! É like um free-for-all de filmes, livros, músicas e artes dessa época icônica!

E quem é a estrela da vez? Se preparem, pois é ele: o inconfundível Popeye! Isso mesmo, o marinheiro que não precisa nem de espinafre (mas come assim mesmo) veio direto da história em quadrinhos "Gobs of Work", criada pelo talentoso E. C. Segar. A diretora Jennifer Jenkins, lá do Duke’s Center for the Study of the Public Domain, até brincou: “O que ele diz, suas manias e até o sarcasmo… tudo agora está no domínio público!” Mas, se você quiser garantir a segurança do espinafre, talvez seja bom esperar um pouquinho.

Claro que essa mudança não para por aí! Com o aumento da moda dos filmes de terror com personagens de domínio público (quem diria que o Mickey Mouse e o Pooh iam acabar nesse enredo?), é bem possível que o Popeye e o Tintim também sigam esse caminho, mas em um versão das trevas!

E não pensou que acabou, né? Olhando para o futuro, em 2026, mais obras vão liberar suas amarras, incluindo as primeiras aparições de Betty Boop, o Pluto do Mickey Mouse, a astuta Nancy Drew e a detetive Miss Marple, da mestre Agatha Christie. Preparem-se, porque a diversão só está começando!

Então, vamos nos preparar para aproveitar essa nova fase! Afinal, quem não ama um bom marinheiro, um mistério de detetive e um toque de nostalgia? É hora de colocar o espinafre pra ferver e mergulhar nessas pérolas culturais!