Games

PC Gamers: Presos em 2005, e 2025 tá logo ali!

“A Era do 1080p: O Que Será Que Faz Essa Resolução Não Quer Ir Embora?”

A tecnologia avançou, mas o Full HD ainda é o rei!

Você sabia que estamos vivendo uma verdadeira crise de identidade nas resoluções de jogos? Pois é! Enquanto a tecnologia avança com a velocidade de um caracol na hora de atravessar a rua, aqui estamos nós, jogando como se fôssemos fãs de décadas atrás. É isso mesmo! De acordo com as últimas estatísticas de 2024 da Steam, parece que 2025 ainda será o ano do 1080p, como se não tivesse mais nada pra oferecer!

E a pesquisa mensal da Valve, além de revelar que muitos jogadores ainda usam o mesmo sistema que seus avôs devem ter usado, mostra que 56,12% da galera ainda se contenta em jogar com essa resolução, que, convenhamos, é tão velha quanto um meme da internet de 2012! É, meu amigo, em tempos de avanço tecnológico, seria de se esperar que estivéssemos jogando em outra dimensão, mas a verdade é que essa resolução continua firme e forte, como aqueles carnês da sua TV a cabo.

E as Resoluções da Moda? O Que Rolou?

Logo atrás do Full HD, temos o 2560 x 1440p, que está dentado uma fatia de 20% do mercado, mas com um humilhante histórico de queda! Olha que, em comparação, a resolução 4K a conta gota subiu para 4,21%! Uau, surreal, né?

E não para por aí: essa resolução 2560 x 1600p, que nem é tão comum assim nos desktops, conseguiu 4,11% de uso! Olha que o notebook gamer tá fazendo sucesso! Mas não vamos nos empolgar, porque essas porcentagens ainda são uma gota no oceano de jogadores que preferem o bom e velho 1080p.

E a Nvidia? Senhoras e Senhores, a Rainha Sempre no Trono!

A Nvidia, por sua vez, continua desfilando no trono das placas de vídeo, mesmo que tenha deixado algumas migalhas para as concorrentes AMD e Intel Iris Xe. Detalhe: a GeForce RTX 3060 está dominando com 5,81% de popularidade. A festa das GPUs tá rolando, mas pra você sentir a disputa, só vai encontrar a Radeon RX 6600 da AMD lá no 25º lugar, com um discreto 0,99%. Se isso não é um tapa na cara da concorrência, eu não sei o que é!

Resumindo a Ópera:

Portanto, se você esperava que as resoluções iam fazer uma reviravolta e criar uma confusão com o 4K e outras, melhor se preparar para #TeamFullHD, que ainda está com tudo e mais um pouco! E assim, a gente segue jogando, enquanto uns sonham com visões mais nítidas e outros aproveitam as fuzzys do passado. E assim caminha a humanidade gamer, na busca do próximo grande salto. Vamos aguardar!