Põe no Som: As Músicas Que Deram um Salve no Morro dos Ventos Uivantes!
Se você acha que O Morro dos Ventos Uivantes é só um livro velho empoeirado na estante da vovó, pode tirar o cavalinho da chuva! Essa história escrita pela talentosa Emily Brontë em 1847 é como um bom vinho, só melhora com o tempo e ainda inspira a galera até hoje. Prepare-se para viajar no tempo e nas notas musicais, porque aqui estão algumas canções que têm um pezinho na obra-prima da Brontë!
1. Wuthering Heights – A Rainha Kate Bush
Como é que a gente vai falar de Brontë sem mencionar a fabulosa Kate Bush? A musa inglesa fez a gente sentir todos os ventos de Cathy ao cantar do ponto de vista dela, já que a moça estava de alma penada solta! A música virou um verdadeiro hino e já ganhou até versões de Pat Benatar e da banda brasileira Angra. Chora não, Heathcliff!
2. It’s All Coming Back to Me Now – As Divas Celine Dion e Pandora Box
Esse clássico tá mais para uma montanha-russa emocional. Dependendo de quem canta, você é Heathcliff ou Cathy se lamentando pelo amor impossível! Pode pegar um lencinho, porque essa balada é puro drama!
3. Total Eclipse of the Heart – A Rainha do Drama Bonnie Tyler
Bateu a bad vibe? Senta que lá vem a Bonnie com essa música que também teve Brontë como musa. Jim Steinman no comando e a inspiração em alta, essa canção faz você querer gritar se não tiver um amor à altura.
4. You’re the One – Yoko Ono e seu Amor Lendário
A eterna Yoko pega a essência do relacionamento dela com John Lennon e dá aquele tapa no visual com a história de Heathcliff e Cathy. A diferença? Um é amor, o outro é tormento! Ah, esses românticos!
5. Cath… – Death Cab for a Cutie
Os rockstars não iam deixar passar, né? A banda Death Cab for a Cutie fez uma música tão direta que até parece conversa de bar. "Cath…" mostra que a inspiração é tão forte que nem precisa de muito enredo.
6. Títulos que São (Quase) Um Testamento
Genesis caprichou nas referências! As faixas "Unquiet Slumbers For The Sleepers…" e "…In That Quiet Earth" usam frases do livro e ainda batizaram o álbum de "Wind & Wuthering". Se não tem essa aura literária, não vem, hein?
7. Sugar for the Pill e No Longer Making Time – Slowdive
O nome é doce, mas a letra é um pesadelo de amor! As músicas estão recheadas de citações que fazem o casal Cathy e Heathcliff parecer o Romeu e Julieta do século XIX.
8. Arashigaoka – HOTEI e Chihiro Onitsuka
A galera do Japão também tirou uma casquinha dessa obra! HOTEI e Chihiro Onitsuka lançaram suas próprias versões do som e trouxeram O Morro dos Ventos Uivantes direto para a cultura pop japonesa.
9. Alone in the Dark Tonight – TEN
Essa banda de hard rock decidiu se colocar na pele do Heathcliff enquanto ele dá um rolê no cemitério pensando na sua amada. Drama igual ao do livro, só que com guitarras barulhentas para dar aquele toque especial!
Então, da próxima vez que você abrir O Morro dos Ventos Uivantes, não esqueça de dar uma escutada nessas músicas! O amor e a dor de Heathcliff e Cathy estão em tudo, até naquelas baladas que você canta no chuveiro. É a literatura invadindo sua playlist de maneira épica!