Guerra de Hollywood: Quem Entende do Risadão e do Canil!
Filmes de Guerra: Uniformes Brilhando e Sem Poeira? Pode Até Ser!
Olha, se tem uma coisa que o mundo do cinema de guerra adora é nos fazer acreditar que as batalhas são sempre com uniformes impecáveis, não é mesmo? Porém, nosso amigo James D. Dever, um verdadeiro sargento das telonas e conselheiro militar, chegou dando uma de crítico temperamental! Acha que a coisa é assim tão bonita? “Pipoca, estou aqui para desmistificar isso!”
O cara, que trocou os fuzis pelas câmeras, e se aposentou do Corpo de Fuzileiros Navais nos anos 90, declarou que os uniformes usados atualmente nem de longe têm a carinha de quem realmente está na guerra. Para ele, os nossos heróis cinematográficos parecem que acabaram de sair da lavanderia, tudo limpinho, cheirosinho e pronto para a selfie! “Ah, meu amigo, onde está a poeira, o suor e aquela cara de ‘tô na batalha há dias’?” – lamenta.
O Rei do Campo de Batalha: Zulu, o Imbatível!
E exatamente como em um bom duelo de espadas, quando perguntaram para o Dever qual o melhor filme sobre guerra, ele não titubeou: Zulu, lá de 1964, estrelado pelo grandíssimo Michael Caine. “Se você ainda não viu, taí um grande pecado! Veja e sinta a emoção das formações e da ação real!” O cara não é só um especialista, ele tá vendendo o peixe como se fosse uma promoção de Black Friday!
Dirigido por Cy Endfield, Zulu nos leva para a África do Sul onde uma galera de soldados britânicos, em desvantagem numérica de 40 contra 1, precisa ser mais firme que artista de circo em cima da corda bamba! E vamos ser sinceros: baseado em fatos reais e com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme deve ser de chorar de emoção (ou de rir, vai saber).
Então, se você está pensando em maratonar um filme de guerra, só não vai esquecer da pipoca – e, quem sabe, uma toalha para enxugar as lágrimas!
Agora é isso, se liga nas dicas do Dever e prepara a alma para uma sessão de filmes que com certeza vai deixar sua adrenalina lá em cima! E chega de uniformes limpíssimos!