"De Menina a Midas: A Jornada da Romina na Terra dos Games!"
Quando a gente fala em games, é comum enxergar a galera masculina dominando a cena, né? Uma pesquisa fresquinha mostrou que apenas 5% dos profissionais que estão por trás das cortinas dos games são mulheres. É, reconhecemos a luta, mas em meio a tantos desafios, tem mulher que tá brilhando pra caramba! E olha quem a gente encontrou: Romina Whitlock, a direta de Marketing da Nintendo na LATAM, que está quebrando barreiras e conquistando seu espaço nesse emocionante mundo!
"Do Wii ao Work: Romina e sua Trajetória de Game Over a Game On"
Na BGS 2024, aproveitamos pra bater um papo com Romina, que compartilhou um pouco da sua infância e da história com os jogos. Vamos só dizer que o primeiro console da vida dela foi o NES, que seus pais compraram pra dividir com os irmãos. Essa era a época em que jogar videogame em família era tão comum quanto fazer brigadeiro na casa da avó. Romina, a caçulinha da família e imigrante, já começou sua jornada entre tiro ao alvo virtual em "Duck Hunt" e aventuras com Mario e Metroid. E sim, ela quase teve um treco quando descobriu que a heroína de "Metroid" era uma mulher! Uma revelação que fez seu coração gamer bater mais forte.
"Futebol, Video Game, e Vencendo Estereótipos: Quebra Tudo, Romina!"
E não é que Romina cresceu jogando futebol e videogame? Com poucos times femininos, ela tinha que encarar a molecada se quisesse se divertir. A Nintendo sempre foi parte da vida dela, mesmo na época em que a empresa achava que só meninos se interessavam por games. Mas, olha a ironia: enquanto a Nintendo se perguntava "cadê as garotas?", Romina estava ali, se apaixonando pelo mundo dos jogos!
"Um Coração Gamer com Família: Treinando os Novos Pro Players"
Agora, como diretora de marketing, Romina viaja mais que a galera que faz turismo! Entre Brasil, Chile e México, ela é a mulher que faz os jogos da Nintendo rolarem na América Latina. E olha, o que ela mais adora é incluir a família nessa história. Com três filhos pequenos, a diversão é garantida nos fins de semana, especialmente depois da pandemia. E quem disse que só uma hora de jogatina? As regras mudaram, meu povo! O Nintendo Switch virou a melhor babá!
"No Comando dos Games: A Vida é uma Grande Aventura!"
Se você acha que Romina já se deu conta de que chegou lá no topo, relaxa! Ela ainda está no modo "trabalho em progresso". Para ela, a vida é como um jogo que nunca acaba e a evolução é sempre bem-vinda. "Como subir de nível? Isso é o que eu penso todos os dias!", ela dá risada, mostrando que o espírito gamer nunca morre.
"Gamer de Coração e Abertura para Novas Gerações"
E se você é uma menina sonhando em entrar nesse mundão dos games, a Romina tem uma mensagem especial: “Bora! A nova geração tá mais aberta que nunca e as oportunidades estão pipocando!”. Na BGS, por exemplo, a Nintendo fez questão de ter estandes acessíveis a todos. Romina acredita que essa nova geração vê as pessoas além de gêneros ou rótulos, e que isso é uma baita evolução!
Então, fica a dica: se você quer trabalhar com o que ama, só precisa seguir seu coração, porque pra Romina, estar no trabalho nunca pareceu tão divertido! Vamos nessa, campeão!