Bullying Espacial? A Guerra de Sheldon Contra Babylon 5!
Prepare-se, porque hoje vamos falar de um verdadeiro soap opera intergaláctico, com direito a episódios de ciúmes, desprezo e uma pitada de ficção científica! Você sabia que o brilhante Sheldon Cooper, o “gênio” da comédia nerd, fez um boicote oficialmente declarado contra Babilônia 5? Pois é, meu amigo, o homem não aceitou nem olhar para a série!
Sheldon, O Justiceiro da Sci-Fi!
Durante as 12 temporadas de “The Big Bang Theory”, o físico mais amado (ou odiado?) da TV – que teoriza tudo e mais um pouco, exceto sobre empatia – usou e abusou de declarações bombásticas sobre Babylon 5. Imagine só, ele pediu à TNT para cancelar a série! Acredito que o chamado do dever cômico tenha falado mais alto, não é mesmo? O que será que ele viu nessa série para tanta aversão? Ou seria apenas uma birra de nerd?
Um Olhar à Nimbus, A Revolução da Sci-Fi
Criado nas épocas de ouro da TV, Babylon 5 trouxe uma revolução equivalente a um incêndio em uma nave espacial cheia de extraterrestres! Nos anos 90, quando a TV era um grande mar de episódicos e histórias genéricas, ela decidiu que era hora de contar uma história com O COMEÇO, O MEIO E O FINAL, que atravessava cinco temporadas! Sério, eles planejaram tudo que nem roteirista de novela das oito!
E olhem que coincidência: Star Trek: Deep Space Nine estava na parada e todos começaram a falar salsa! Ambas têm estações espaciais e um monte de alienígenas, mas nunca se pôde provar que uma copiou a outra. Mas o papo tá rolando até hoje!
Dando um Tapa no Visual
Agora vamos ser sinceros, como aquele amigo que mente sobre a dieta: Babylon 5 realmente envelheceu mal! Os efeitos especiais estão mais para jogos de PlayStation 1 do que para o que vemos hoje nas telonas. Afinal, quem não se lembre do gráfico de nave de 1990 que parece uma lata de alumínio voando? Mas com um pouquinho de remasterização em HD, a série ganhou um novo fôlego, mesmo que ainda esteja meio escondida em algumas partes do mundo.
Mas E A Importância Mesmo?
Embora Babylon 5 não seja tão badalada quanto Star Trek ou Star Wars, sua influência na ficção científica é mais preciosa do que ouro! Ela mostrou que personagens e histórias podem ser mais complexos e humanos, até mesmo quando você tem alienígenas dançando em volta da mesa. E cá entre nós, é irônico que o defensor da lógica e complexidade tenha desprezado uma das séries mais bem construídas do gênero! Vai entender…
E O Que Vem Agora?
Os fãs, esse povo suportável que ama mais do que maridão ama comer pizza, ainda sonham com um reboot ou uma continuação digna. Mas, por enquanto, Babylon 5 continua uma joia cult à espera de ser descoberta — ou redescoberta — por todos aqueles que têm um pezinho no mundo da sci-fi. Mesmo que nosso querido Sheldon descorde e continue negando a sabedoria daquele “universo 5”.
Então, bora dar uma chance para Babilônia? Quem sabe a gente não descobre que o “desprezo” do Sheldon era só um ataque de ciúmes nerd?