"Quando a Sony Quis Se Jogar na Estratosfera e Caiu de Bunda na Terra: A Saga do Concord"
Se você achava que a história da PlayStation era só de sucessos estonteantes, se prepare para o verdadeiro tombo! Shuhei Yoshida, uma lenda viva da Sony, admitiu que se tivesse poder de veto, teria mandado a ideia de jogos como serviço pra bem longe! Enquanto participava de um bate-papo no podcast "Kinda Funny Games", ele revelou que a decisão da Sony de investir em jogos ao estilo "tente e torça" deixou todo mundo com a pulga atrás da orelha.
E o que foi que rolou? O Concord, um jogo que prometia ser o novo xodó da galerinha, foi um verdadeiro desastre! Em apenas algumas semanas, ele se despediu do mundo dos games como um foguete que não decolou. A Sony até chamou de volta todos os pilotos e fechou a desenvolvedora Firewalk Studios, como se dissesse: "Aqui não, meu chapa!"
Vamos falar de grana? Aparentemente, a Sony despejou cerca de US$ 200 milhões no Concord, mas isso nem cobriu todas as despesas do projeto. Tava mais pra comprar um sanduíche na esquina do que pra financiar um jogo de sucesso!
A futrica começou a crescer quando a Sony cancelou um jogo multiplayer de The Last of Us e agora parece que a panela de pressão tá pronta pra explodir com o cancelamento de mais dois jogos — um deles, nada mais, nada menos que um novo God of War. Se a expectativa era alta, a pressão foi lá em cima!
Yoshida, que agora tá curtindo a aposentadoria depois de 31 anos de Sony, confessou que se ele fosse o chefão no lugar de Hermen Hulst, teria gritado: “Pára tudo! Vamos focar em jogos single-player, porque essa onda de jogos ao vivo tá mais pra surfada de pobre!” Ele também disse que a Sony, mesmo sabendo dos riscos, decidiu arriscar e dar uma chance pro Hermen. "Foi a primeira vez que a gente deu espaço pra esse tipo de coisa, e agora é torcer pra que algum jogo se salve!"
Por outro lado, em uma chamada que pareceu um apanhado de desculpas e "baldio", o grande chefão Hiroki Totoki, que ficou na defensiva, teve que admitir que a Sony aprendeu da forma mais difícil: com a cara no chão. Ele comentou que, com as experiências recentes, estão pensando em como melhorar os lançamentos e evitar micos no futuro. Aposto que eles deveriam fazer um "universitário" em aprendizado de mercado!
E enquanto isso, vários novos jogos continuam em banho-maria, entre eles, Marathon da Bungie, Horizon Online e Fairgame$. Will they hit a home run? Ou será mais um "mó viagem"? Se joga nessa expectativa e vamos ver onde a Sony vai parar!