Shuhei Yoshida solta o verbo: Por que a collab épica Dark Souls entre FromSoftware e Sony nunca rolou!

"Demon’s Souls: O Jogo que Quase Não Veio ao Mundo e Virou um Fenômeno!"

Prepare-se pra uma viagem no tempo, porque estamos cavucando nas origens de um dos gêneros que mais deixaram gamers babando na atualidade: o soulslike! E tudo começou em 2009, com o Demon’s Souls, que chegou como um “exclusivo” do PlayStation 3. E acredite se quiser: a Sony não estava exatamente pulando de alegria com esse jogo! O clima entre a FromSoftware e a gigante japonesa ficou tão tenso que mais parecia um sério episódio de novela.

Imagina só: a FromSoftware estava cozinhando uma sequência na calmaria, mas a Sony, em vez de servir de garçom, resolveu dar uma de crítico. O resultado? A FromSoftware deu o famoso “não” bem na cara! E olha que o Yoshida, grandão da Sony, até admitiu que a galera da empresa ficou com a cara fechada ao ver o trabalho da FromSoftware.

Mas não para por aí! Ele também disse que o Miyazaki, o chefão por trás do Demon’s Souls, é respeitadíssimo. Tanto que eles foram trabalhar juntos de novo—e Bloodborne, meu amigo, é um exemplo de que a ficha caiu.

Durante o desenvolvimento do Demon’s Souls, pintou uma vibe bem negativa nas primeiras rodadas de testes. Muitas pessoas deram o veredito de “não gostei, tchau!”, e até o próprio Yoshida estava no bonde da reprovação. E ele ainda se lembrou de um momento hilário: jogou por duas horas e estava achando que tudo que tinha feito era um tremendo fiasco! O cara disse: “Isso é uma porcaria. Este é um jogo incrivelmente ruim”. Quase jogou o controle pela janela!

Mas, mesmo quando as estrelas não iluminavam a Sony, o jogo saiu do forno e se transformou em um verdadeiro fenômeno dos games! O que parecia um enorme fiasco virou um triunfo e abriu as portas para uma legião de jogos no estilo soulslike. Graças às editoras que estavam de olho, como a Atlus e a Bandai Namco, o Demon’s Souls virou um sucesso estrondoso além das fronteiras do Japão.

Olha, o Yoshida até reconheceu: “Deixamos a bola cair, e foi feio!” Mas quem diria que esse jogo, que quase foi chutado pra escanteio, acabou elevando o nome da FromSoftware a outro nível, quase como um motor potente que lançou a empresa nas alturas!

E assim, meus caros gamers, despontou a saga que fez a gente morrer milhões de vezes—mas com uma certa alegria no coração!