Quipu: A Rede de Galáxias Que Vai Fazer você Dizê “Uau!”
Assim, meus amigos do espaço, preparem seus telescópios e suas mentes, porque acabamos de descobrir a nova sensação do cosmos: a Quipu! Essa belezura é uma vasta rede de galáxias que se estica por 1,3 bilhão de anos-luz! Sim, eu disse BILHÃO! Isso é mais de 13 mil vezes o tamanho da nossa querida Via Láctea. É como se você estivesse tentando esticar um elástico de festa até o infinito – mais ou menos.
Um Monstro Cósmico Com Peso de Pato!
E, adivinha só? A Quipu não é apenas grandona, mas também pesa uma bagatela de 200 quatrilhões de vezes a massa do Sol! Olha, se isso não é uma superestrutura, eu não sei mais o que é. Essa superprodução do universo é tão impressionante que deixou os cientistas babando. Eles andam falando dela mais do que você fala do seu último crush!
Galáxias a Rolda: Como Assim?
Quipu não está sozinha nessa festa cósmica. Ela faz parte de um clubão que inclui outras quatro superestruturas: Shapley, Serpens-Corona Borealis, Hércules e Sculptor-Pegasus. Juntas, essas estrelas abrangem nada menos que 30% das galáxias, 45% dos aglomerados de galáxias e 25% da matéria do nosso universo. É como se você tivesse uma festa em casa e 30% dos seus amigos estivessem fazendo bagunça!
O Segredo dos Nós Incríveis
Agora, essa estrutura foi batizada de Quipu em homenagem ao jeito inca de contar histórias usando cordas com nós. Imagina só: um fio de galáxias se ramificando como se estivesse fazendo um nó de marinheiro. O que mais você pode querer do universo?
Peraí, Não É a Maior?
Ainda assim, antes que você ache que a Quipu é o topo do topo, a Grande Muralha Hercules Corona-Borealis é a verdadeira dona da casa. Com impressionantes 10 bilhões de anos-luz, essa gigante já está chamando a atenção desde 2013. Mas, calma! A galera está em dúvida se todas as partes dela realmente estão unidas pelo laço da gravidade. Se não estão, pode ser que elas se dispersam na próxima balada cósmica!
Se Preparem! A Caça às Novas Superestruturas Começou!
Ainda tem mais por vir, porque os cientistas estão sempre na correria para descobrir novos segredos nas profundezas do universo. Quem sabe o que mais eles vão encontrar? Pode ser que a próxima superestrutura seja ainda maior – e que nos faça perder a cabeça de vez. Então, segurem-se nas poltronas e fiquem de olho no céu, porque a festa cósmica está apenas começando!