Telas: o Vilão Que Está Transformando Alunos em Zumbis na Suécia!

A Suécia e a Tela da Discórdia: Até que Ponto Cansativa é a Leitura Digital?

Escolas e Tablets: Um Casamento Por Interesse?

Nada como um bom debate no recreio! As novas tecnologias estão por todas as partes e, pasmem, já têm até lugar cativo nas escolas! É, meus amigos, agora as crianças não só encaram a tela do celular em casa, mas também a do tablet na escola. Enquanto a gente só queria aprender a tabuada, hoje em dia os pequenos estão mais ocupados com documentários e vídeos do que com a boa e velha leitura.

As Telas Estão Fazendo Mais Barulho Que A Lousa?

Óbvio que tem seus pontos positivos! Os estudantes podem acessar questionários interativos e caçar informacões mais rápido que o Flash. Mas, cá entre nós, uma tela brilhante na frente deles pode ser tão tentadora quanto um vídeo de gatinhos. O problema é que, se a criança já não tem muita atenção para dar, a distração é garantida!

Leitura ou Cansaço? A Tela é o Novo Livro Chato!

E não para por aí, galera! Um estudo lá de 2018 mostrou que ler em uma tela iluminada é mais cansativo que maratonar aquela série que a gente ama. Repare que a leitura digital pode atrapalhar a memória e deixar a cabeça dos pequenos meio emaranhada. Na Suécia, o pessoal anda de olho nisso, apontando que a telinha pode ser a responsável por estudantes menos espertos.

De Volta aos Clássicos: A Suécia Quer os Livros de Volta!

Nos últimos quinze anos, a Suécia já trocou um bocado de livros por telas. Os alunos do ensino médio estão mais conectados ao computador do que ao lápis e papel. E a família, coitada, vive na dúvida se o filho está realmente estudando ou só assistindo o último blockbuster!

Bicho, para se ter uma ideia, em 2018 um em cada cinco pequenos suecos entre 5 e 8 anos já tinha seu próprio smartphone. Aí é de dar nó na mente!

Agora, o Ministério da Educação sueco está querendo dar uma guinada na situação. Apesar de ainda terem uma boa compreensão de leitura, os estudantes estão dando sinais de que o nível acadêmico tá na ladeira abaixo. A Ministra da Educação, Lotta Edholm, já está alertando sobre a falta de pensamento crítico e o quanto a criançada confia nas informações digitais sem pensar duas vezes.

É hora de dar um tempo com a telinha e voltar ao bom e velho livro! O governo sueco já liberou uma grana alta para garantir que cada estudante tenha um livro por matéria. Ah, o retorno dos bons tempos, onde as páginas amareladas eram o nosso portal para o conhecimento!

Afinal, quem diria que as escolas agora estariam numa verdadeira crise de identidade! Vamos em frente, que a leitura nunca teve tanta história para contar!