Dungeons & Dragons: A Fuga do Medo e a Cruzada dos Moralistas!
Nos Anos 80, Jogar RPG Era Quase Crime!
Ah, os anos 80! Se você não estava por lá, saiba que foi uma época de cabelo grande, ombreiras e pânico moral! E, no meio desse caos todo, surgiram os jogos de RPG, que, adivinha só, foram taxados como a porta de entrada do capeta na vida da juventude. Sim, senhor! Dungeons & Dragons (ou D&D, para os íntimos) virou o verdadeiro "bicho-papão" da vez!
Tom Hanks em uma Missão: O Filme Que Melhorou a Fama do RPG!
E para somar mais confusão a essa sopa de pedra, lá estava um jovenzinho Tom Hanks estrelando o filme Mazes and Monsters em 1982. O cara teve a brilhante ideia de, ao invés de fazer um “Filme-Pérola”, colaborar com essa onda de medo que cercava a galera que estava apenas tentando se divertir com dados e dragões. Coitado do cara, ficou famoso por razões questionáveis!
Mistérios e Conspirações: O Desaparecimento que Virou Lenda!
Mas a treta não parou por aí! O desaparecimento de um estudante universitário, o James Dallas Egbert III, em 1979, deu uma guinada dramática na conversa. "O rapaz se perdeu em túneis enquanto jogava D&D!", disse a mídia malvadona. Spoiler: a verdade era bem mais complicada e, pasmem, não tinha nada a ver com os RPGs. Mas nessa época, quem ia escutar a razão quando se tinha uma boa história sensacionalista?
Cruzada Moral: D&D Como O Vilão da História
E não é que a história foi em frente? Em 1982, um suicídio trágico foi atribuído aos jogos, e começou a circular a ideia de que D&D era um “treinamento” para os jovens se entregarem a forças obscuras. Patricia Pulling, a mãe que fez a acusação, montou um grupo chamado BADD (Bothered About Dungeons and Dragons), como se fosse uma guilda de heróis à caça do "dragão maligno". Apesar de muitos estudos mostrando que nada a ver, o estigma ainda foi brutal!
O Renascimento dos RPGs: Do Medo ao Glamor!
O tempo passou, e, veja só, Dungeons & Dragons conseguiu dar a volta por cima! As empresas que criavam D&D tiveram que limpar a barra e mostrar que RPG era muito mais do que uma ameaça! Enquanto isso, Tom Hanks seguiu sua trajetória meteórica e agora é apenas uma curiosidade engraçada na história.
Por fim, apesar de D&D ter nadado contra a maré e sobrevivido, é bom lembrar que muitas outras paixões da galera, como os video games, também tiveram seus dias de vilão. Mas, ao final, quem diria que um jogo de tabuleiro de dragões e dados se tornaria um fenômeno, né? Então, se joga e não se esqueça: o único dragão que deve te assustar é o da procrastinação!