RPGs: Mago Ou Adão? A luta dos joguinhos por um lugar ao sol!
Os Reis Épicos do Video Game: Dragões, Magia e… um Papo Sério!
Quem não conhece os clássicos do RPG de fantasia como "Skyrim" e "Baldur’s Gate 3"? É como comparar um dragão voador com um unicórnio super estiloso – exceto que um deles é o "Game of the Year" e o outro sabe como fazer um combate de dar inveja em qualquer bruxo! Nesses mundos incríveis, você pode lançar feitiços, fazer amigos e dar tchau para a vida real enquanto suas decisões mudam a história. É a liberdade de jogar como você quiser! Um vai no estilo "soco na cara" em combate ao vivo, enquanto o outro é mais “espera, deixa eu pensar um pouco”!
A Verdade é que o Pato Não Põe Ovo!
O desenrolar da conversa fica interessante, porque o guru da Bethesda, o famoso Bruce Nesmith, deixou bem claro que a sua galera não vai seguir o mesmo caminho que Baldur’s Gate 3. Ele citou as fichas de personagem e as regras complicadas como se fossem aquele parente chato que aparece em todas as festas – ninguém quer! Na visão dele, quanto mais simples, melhor! Ele lembrou da época do Daggerfall, quando a galera se perdia em regras e fichas mais complexas do que um quebra-cabeça de mil peças!
Menos Regras, Mais Diversão!
Bruce disse que foi dos que pediram a simplificação, porque, convenhamos, quem quer saber de ficha complicada quando a ideia é se divertir? Seu raciocínio é que a Bethesda vai continuar se recusando a entrar no furacão das mecânicas complicadas que drenam a alegria de quem só quer relaxar jogando. Os dados e as planilhas de Baldur’s Gate 3 são legais, mas para quem não quer perder o sono tentando entender todo aquele “nerdisse”, melhor deixar assim!
A Bolha do RPG Clássico Não Vai Estourar!
Na fala amistosa, Bruce ainda deixou um spoiler: "Baldur’s Gate 3 é como uma tia que faz aquele prato especial apenas em Natal." É especial demais para ser a norma. Mesmo com a venda incrível de 15 milhões de cópias, nosso amigo garante que isso não vai acionar um “código de volta” na indústria dos RPGs. Cada um no seu quadrado, certo?
Conclusão: Avante Aventuras Sem Tanta Frescura!
Sozinho em sua jornada, o designer-chefe reafirma que a viagem ainda é a prioridade nas suas produções. Não estamos aqui para brigar com planilhas e atributos! E assim, seguimos na nossa busca por aventuras, sempre prontos para qualquer magia – mas que não seja muito complicada, por favor!