Lula Lança ‘Milagre’ Tributário e Pode Explodir seus Impostos!
O Fim da ‘Paz Fiscal’? Governo Dita Novas Regras e A Classe Trabalhadora Vai Sentir!
Na última quinta-feira, dia 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um show de força e sancionou o primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo. O evento foi repleto de pompa e circunstância no Palácio do Planalto, mas o que realmente está por trás desse “milagre” chamado de reforma?
Lula em sua Redenção
O atual chefe do Executivo rasgou elogios à nova regulamentação, dizendo que isso é um sinal de que a democracia é a melhor forma de governar! Mas quem vai pagar a conta disso tudo, hein? Com um Congresso cheio de adversários, fica a dúvida se essa reforma é um verdadeiro benefício para os brasileiros ou só uma conversa fiada!
Haddad Aposta Tudo no ‘Maior Legado’
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não deixou barato e declarou que essa reforma será o “maior legado” de Lula para a economia. Mas a verdade é que o povo está cansado de "plantar futuros". O que queremos ver é melhoria na vida cotidiana, e não mais impostos pesados nas costas!
Números Que Impressionam
A nova lei traz consigo regras para os novos impostos da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), o que pode significar aumento nas suas contas! A CBS vai tirar o lugar do Pis, Cofins e IPI, enquanto o IBS vai ser o novo cobrador do ICMS e ISS. A mudança em si pode parecer uma “lava jato” nos papéis tributários, mas para o cidadão comum isso pode se traduzir em contas mais caras e menos dinheiro no bolso!
Imposto Seletivo: ‘Pecado’ ou Necessidade?
E não para por aí: o tal Imposto Seletivo vem para taxar tudo que é considerado danoso ao meio ambiente e à saúde. É como se o governo dissesse: "Vamos te taxar ainda mais porque você consome!" É um verdadeiro ‘imposto do pecado’, e quem paga a conta no fim do mês? Nós!
E a Transição Começa em 2027… E Vai até 2033!
Prepare-se, porque essa mudança não vai ser do dia para a noite! A transição começará em 2027 e só vai terminar em 2033 com a total substituição do ICMS e ISS. Os políticos estão de braços dados em regime de “boas intenções”, mas quem vai viver a realidade disso somos nós!
Uma Festa do Veto!
Para completar o quadro, Lula fez alguns vetos e os congressistas vão ter que se debruçar sobre esses trechos. Será que eles têm coragem de derrubar os vetos e reverter essa situação? A pressão está nas mãos deles, mas os interesses podem falar mais alto!
Entenda: O Que Vem por Aí?
Fique ligado! As alíquotas dos novos impostos vão ser definidas em um jogo de cartas marcadas no Senado, e as isenções que prometem ajudar a cesta básica podem não ser suficientes para acalentar o povo que já está cansado de tanto imposto!
Governo diz que estamos “plantando” um futuro melhor, mas isso só vai valer se o povo não acabar com o bolso vazio! Chega de conversa e promessas vazias!