TITULO: Barraco em Brasília! Comissões da Câmara viram campo de batalha entre os tubarões da política!
O jogo do poder em Brasília nunca para, e as comissões da Câmara dos Deputados viraram o verdadeiro ringue da discórdia! Tudo por conta da desejadíssima Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que está na mira de vários partidos!
Os maiores tubarões da política se digladiam para colocar as mãos na CCJ, uma das comissões mais estratégicas da Casa. E não para por aí! As disputas também envolvem a Comissão de Relações Exteriores, um verdadeiro tesouro. O clima esquentou tanto que o debate promete ser um verdadeiro espetáculo após o feriado de Carnaval, com os líderes partidários se reunindo em 13 de março para ver quem leva a melhor!
A situação é digna de novela: acordos de gestão anteriores estão complicando ainda mais as coisas. A bagunça, que começou com Arthur Lira, agora envolve o atual presidente, Hugo Motta. O PL, que se gaba de ter a maior bancada, está quase invocando um “tem que ser meu” para presidir a CCJ e pegar de volta a relatoria do Orçamento, enquanto outros partidos como o União Brasil e o MDB não estão dispostos a deixar barato.
E o tira-teima não acaba por aqui! O PL, que já teve as rédeas do Orçamento em 2023 e a presidência da CCJ no ano passado, quer manter sua força no jogo, afirmando que os acordos de Lira não valem mais depois da ascensão de Motta. É disputa pra todo lado! A Câmara tem 30 comissões permanentes, e os maiores partidos levam vantagem!
BRIGA DE CACHORRO GRANDE: PT contra PL!
E como se não bastasse, o PL, que bate de frente com o governo e quer dominar a Comissão de Relações Exteriores, está trocando farpas com os petistas! Eduardo Bolsonaro, o príncipe da polêmica, está na mira da bancada do PT, que está fazendo de tudo para barrar sua presidência na comissão.
Os petistas não estão apenas reclamando nas redes sociais; eles acionaram até a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar e tentar cassar o passaporte diplomático do deputado Eduardo! A acusação? Ele teria metido os pés pelas mãos ao interferir nas decisões da Justiça brasileira e provocar um verdadeiro rolo com autoridades dos Estados Unidos.
“Isso é um verdadeiro escândalo! Não vamos deixar que Eduardo Bolsonaro use a Comissão de Relações Exteriores para tramitar contra o Brasil!” – disparou Lindbergh Farias, líder do PT, nas redes sociais.
Eduardo, por sua vez, não ficou calado. Ele acusou a oposição de uma estratégia vil para impedir sua ascensão na comissão. Um verdadeiro duelo que promete esquentar ainda mais os ânimos na Câmara!
Portanto, segurem-se nas cadeiras, porque a briga pelas comissões vai ser de tirar o fôlego! E você, já tem seu lado nessa disputa? A política brasileira está em ebulição!