Política

Senado Libera Projeto Bombástico para Revolucionar Energia das Eólicas Offshore!

CENAS DE TENSÃO: Senadores DECIDEM o FUTURO das ENERGIAS LIMPA e DIRIGEM A BOLDA para os "JABUTIS" do CARVÃO!

Um escândalo que não para! O Senado aprova o polêmico marco das eólicas offshore e a confusão é geral!

Na tarde desta terça-feira, dia 10, a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado acorda para uma realidade que poderá mudar o jogo das energias no Brasil: o marco legal das eólicas offshore foi aprovado! Mas calma, que a novela está longe de acabar, porque agora essa bomba segue para o plenário, e a expectativa é que o circo pegue fogo na quarta-feira, dia 11!

Rodada de emoções! Ação, reação e um pastiche de interesses!

Na semana passada, o relator, senador Weverton Rocha (PDT-MA), balançou as estruturas ao ler seu parecer, mas foi só um pedido de vista para adiar a votação! Ah, e não dá pra esquecer que trechos IMPORTANTES sobre benefícios para micro e minigeração de energia foram simplesmente RETIRADOS do texto. Enquanto isso, o senador manteve as famigeradas prorrogações de contratos das termelétricas a carvão e as polêmicas PCHs, que viraram os "jabutis" da vez!

A guerra interna: críticas à energia limpa que flerta com o carvão!

E não é que o vice-líder do governo, o senador Otto Alencar (PSD-BA), partiu para cima dessa proposta tão “verde” que inclui a produção de energia a carvão? Ele tentou derrubar essa parte com um destaque, mas a queda foi feia: 14 votos a 3! Olha, se fosse no futebol, seria uma goleada!

As tensões aumentam: “[nome do]” defende o indefensável!

O líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), ousou apoiar o destaque e esperneou que a Casa Civil deve elaborar um edital para tratar das PCHs. E ainda disse que seria mais esperto suprimir os jabutis dentro do Senado do que deixar pra sanção presidencial! Que confusão, meu povo!

O pano: É isso mesmo que queremos?

Weverton garantiu que a decisão final sobre os temas quentes das matrizes energéticas será do Executivo. “O que for estratégico ele vai sancionar”, desabafou. Enquanto isso, ajustes já foram feitos para a exploração das energias offshore, que até agora estavam mais atormentadas do que ator!

Mar aberto à vista: o que se esconde nas águas de nossa energia?

Esse projeto define as regras de aproveitamento energético nas águas brasileiras, e clama por um futuro limpo e renovável! Mas a história é complexa, já que a proposta, de autoria do ex-senador Jean-Paul Prates (PT-RN), foi aprovada em agosto de 2022 e retorna à estaca zero após modificar no Legislativo! É um verdadeiro "pega pra capar" energético!

Prepare-se, porque a novela das eólicas offshore está apenas começando! E você, o que acha desse embrolho? A energia limpa que podemos acreditar ou mais uma armadilha dos “jabutis”?