CARRASCOS DO CARNAVAL! REFUGIADOS VIVENCIAM O FIM DO MUNDO EM RORAIMA!
Dramático fechamento de abrigos deixa venezuelanos à beira da rua!
Segura essa bomba, Brasil! Dois abrigos administrados pela Rede Cáritas em Roraima, onde migrantes e refugiados venezuelanos encontravam alívio e dignidade, foram fechados às pressas nessa segunda-feira (27). E sabe quem está por trás desse pesadelo? O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump! O homem congelou a ajuda humanitária e os brasileiros pagam o preço!
Esses centros de apoio eram a única salvação para muitos! Serviços de higiene, duchas quentinhas, fraldários e até água potável apagavam, mesmo que por instantes, o desespero da vida nas ruas. Agora? Ficar sem teto e sem assistência está mais do que garantido!
Um cartaz frio e cruel foi colado na porta, informando ao público que o fechamento é por “tempo indeterminado a pedido do financiador”. Que horror! A Cáritas, que sempre lutou pela dignidade humana, se vê encurralada e promete dialogar com os americanos. Mas que conversa é essa que anula vidas?
BRASIL, O PAÍS DO HOSPITALIDADE!
Nosso país, segundo dados, é o terceiro na América Latina em acolher refugiados e migrantes venezuelanos. E Roraima? Ela é a principal porta de entrada desse mar de desespero! Mas com esses fechamentos, o cenário é desolador.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) também foi atingida pelo corte de verbas e se viu obrigada a reunir suas forças com o Governo Federal para tentar minimizar o estrago. Enquanto isso, a situação nas ruas esquenta e a pressão aumenta!
A PONTE ENTRE O LUXO E O LIXO!
As autoridades brasileiras dizem que estão “mobilizadas” e tentam fazer milagres para pelo menos manter as atividades essenciais, mas será que isso vai ser suficiente? Cadê o compromisso verdadeiro com os que sofrem?
Nesta virada de eventos, os que já estavam judiados pela vida se perguntam: QUEM SE IMPORTA? O que vai acontecer com os nossos hermanos venezuelanos abandonados, sem abrigo e sem esperança? TRUMP pode até ter congelado a ajuda, mas a solidariedade precisa derreter esse gelo e mostrar que TODOS são dignos!
Fique de olho, porque essa história ainda vai dar muito o que falar!