A GREVE DO POVO: DEPUTADOS SE REUNEM EM DESPERO PARA APROVAR A NOVA TRIBUTAÇÃO!
Os tamborins estão batendo e o clima é de tensão na Câmara dos Deputados! Nesse domingo (15), o relator da reforma tributária, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), vai reunir a tropa de elite para discutir as mudanças feitas pelo Senado! É isso mesmo, amigos! Uma verdadeira batalha política está prestes a acontecer!
AGUARDE! TEXTO FINAL DA REFORMA PARA SEGUNDA!
O deputado já avisou: "O texto ficará pronto na segunda-feira, e se tudo correr como um foguete, poderemos votar no mesmo dia!". Será um verdadeiro desfile de propostas e promessas! Assim que a poeira assentar, Lopes pretende apresentar a nova versão do texto aos líderes partidários. Se tiver consenso, a votação será, no máximo, na terça-feira (17). É pressa pra ontem, meus amigos!
IMPOSSÍVEL MUDAR O JOGO: A CÂMARA É A REVISORA!
Mas atenção! Nesta fase, a Câmara terá que se comportar como a Casa Revisora, o que significa que novos pontos não podem ser adicionados. As mudanças podem ser mantidas ou retiradas. O deputado já deixou claro que o tema da exclusão de armas e munições do "imposto do pecado" está encerrado, o que deixa um gosto amargo na boca de muitos!
SANEAMENTO BÁSICO NO OLHO DO FURACÃO!
Um ponto quente que pode pegar fogo é a emenda que iguala o setor de saneamento básico ao de saúde, resultando em uma redução de 60% no Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Lopes quer arrancar essa ideia do projeto, afirmando que isso poderia causar um impacto negativo на alíquota geral! Mais uma vez, a população vai pagar o pato!
A SOLUÇÃO PARA OS POBRES É… CASHBACK?
O relator acredita que a população de baixa renda já está bem cuidada com o mecanismo de "cashback"! O que? Isso mesmo! Ele diz que essas famílias já têm uma mãozinha com a devolução dos tributos pagos. Mas calma lá, a ideia de estender isso a todos? Um risco enorme, segundo Lopes, que vai abafar qualquer possibilidade de alívio fiscal!
O DESTINO FINAL: SANÇÃO OU VETO DO PRESIDENTE!
E se a Câmara aprovar essa bomba tributária? A proposta segue para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que poderá sancionar ou vetar! E aí, meu povo, o que será que vai sobrar para nós? A tensão está no ar e a novela da reforma tributária continua, mas a certeza é uma: o povo não aguenta mais essa ciranda de aplicações e impostos! Agarre-se forte, porque o jogo ainda não acabou!