Pop

Conceição Evaristo: A PRIMEIRA AUTORA NEGRA que ABALA o Acervo da Casa de Rui Barbosa!

Primeira Escritora Negra Arrebenta com Acervo Histórico na Casa de Rui Barbosa!

A escritora Conceição Evaristo, uma verdadeira titanesa das letras, fez história nesta quarta-feira, 13! Ela doou seu acervo nada menos que ao Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB), uma pérola da cultura nacional, na Fundação Casa de Rui Barbosa! Criado em 1972, esse templo literário, que já recebeu influências do grande Carlos Drummond de Andrade, abriga obras e documentos de uma galerinha de peso da literatura brasileira!

“Estou orgulhosa de ser a primeira escritora negra a ter um acervo aqui, mas isso é só o começo, gente! Quero ver outras e outros por aqui!”, disse a premiada escritora mineira, cheia de garra! A luta por mais diversidade na literatura é uma bandeira que ela levanta com fervor e determinação!

O AMLB, que guarda mais de 150 arquivos de escritores que mandam muito bem, é um verdadeiro baú de tesouros! Entre os homenageados estão nomes icônicos como Cruz e Sousa, Clarice Lispector e Vinicius de Moraes! E não para por aí! O acervo também conta com uma coleção de dois mil objetos e peças que contam a história da nossa cultura!

E não é só isso! A doação de Evaristo rolou em grande estilo, celebrando o Dia Nacional da Cultura, com a entrega da Medalha Rui Barbosa, uma honraria que prestigia as feras que sacodem a cultura do país! Entre os premiados, nomes de peso como o líder indígena Ailton Krenak e a roteirista Antonia Pellegrino também brilharam na cerimônia!

O historiador Luiz Antonio Simas, emocionado, disse que essa medalha é uma festa para a cultura de rua! “Trazer a rua para a instituição pública é sempre bom!”, ele declarou, com aquele brilho nos olhos!

A roteirista Antonia Pellegrino também não ficou atrás e ressaltou a importância da cultura em sua vida. “A cultura cuidou de mim quando eu precisei, e hoje eu estou aqui, cuidando de quem cuidou de mim!”, testemunhou, toda orgulhosa!

Além dos artistas renomados, a cerimônia foi marcada pela homenagem a oito servidores da própria fundação, que foram reconhecidos por suas contribuições inestimáveis!

A história se escreve com coragem, e Conceição Evaristo, com sua doação épica, promete abrir as portas para muitas outras vozes! É uma revolução literária que está apenas começando! Que venham mais e mais acervos e mais diversidade na budaya!

Related Posts