Virginia Fonseca, a mamãe das pequenas Maria Alice (2 anos) e Maria Flor (3 anos), acaba de entrar para um novo reality show chamado “Polêmica do Colágeno”. No último sábado, ela decidiu compartilhar um momento familiar que parecia fofíssimo: as meninas pedindo o seu “inevitável” colágeno em pó misturado com água. A cena foi digna de um dia de spa em casa, mas parece que a internet não achou tão divertido assim.
“Quero colágeno! Colágeno!”, gritou a caçulinha, enquanto Virginia preparava a bebida, e logo em seguida, a irmã mais velha se juntou à festa: “Também vou querer o meu colágeno!”. Ambas estavam saboreando nada mais, nada menos que um produto chamado “Colágeno Pink Mom”, que tem a mamãe como a grande marca por trás.
Mas calma lá! Apesar do climinha de “sabores de infância”, a coisa não foi bem recebida nas redes sociais. O problema? Esse tipo de suplemento é só para adultos! Na embalagem, inclusive, há um aviso claro: “Mantenha fora do alcance de crianças. Este produto não deve ser consumido por crianças”. Você viu o problema? É como dar uma taça de vinho para o pequeno se divertir na hora do almoço!
Com promessas de deixar a pele da mãe lisinha e livre de rugas, o colágeno nem faz muito sentido na rotina dos pequenos. A nutricionista Annete Marum, com doutorado em Genômica Nutricional pela Unifesp, foi bem direta: “Criança não precisa de colágeno e, para adultos, a suplementação já é controversa”. E ela acrescenta que, para fazer efeito, o colágeno só funciona bem se as pessoas tiverem a vitamina C e o ferro em dia. Ou seja, nada de mágica para a criançada.
Os internautas, sempre prontos para a ação, se viram em um turbilhão de críticas. “Gente, criança pode tomar colágeno??? Acabei de ver um vídeo da Virginia com isso e não entendi nada!”, escreveu uma usuária indignada. Outra foi ainda mais contundente: “Fiquei chocada. Por que raios essa mulher grava dando colágeno pras filhas e posta como se fosse normal?”.
E não para por aí! Muitos também começaram a se perguntar se o conselho tutelar não deveria dar uma passadinha por lá. Virginia ainda não se manifestou sobre essa tempestade de comentários, mas não é a primeira vez que ela envolve as filhas em suas aventuras de colágeno – em outubro, ela já tinha revelado que o suplemento fazia parte do “cardápio” das meninas. Então, fica a dúvida: será que isso é tendência ou só mais um “ai, ai, ai” da galera? A gente já sabe que a curiosidade materna às vezes vai longe demais!