Pop

Ex-BBB Alane é Bombardeada na Web por ‘Militar’ sobre Castanha-do-Pará!

Uma polêmica das boas está rolando nas redes sociais e, adivinha quem está no olho do furacão? A Alane Dias, aquela ex-participante do Big Brother Brasil! Tudo começou no último sábado quando a moça resolveu se manifestar sobre o nome da famosa castanha que cresce lá na Amazônia. Ela defendeu sem dó nem piedade o termo “castanha-do-pará”, dizendo que as variações “castanha da Amazônia” e “castanha-do-brasil” estavam completamente fora de questão.

A treta começou quando o ator manauara Adanilo, que faz o Sidney na novela “Volta por cima”, usou o termo “castanha da Amazônia” durante um programa da TV Globo, e a apresentadora Talitha Morete não perdeu a chance de corrigir o moço. Aí, minha gente, Alane foi lá e soltou um vídeo no TikTok, como quem não quer nada, dizendo: “É ‘castanha-do-pará’. Às vezes o óbvio precisa ser dito. Não é ‘castanha-do-brasil’ nem ‘castanha-da-amazônia’. É simples: P – A – R – Á.” Parece que a moça realmente acredita que precisa salvar o mundo da confusão!

Só que essa defesa enfática não caiu bem para muitos internautas. Em plena sua missão de divulgar a “castanha-do-pará”, Alane recebeu críticas de quem lembrou que a castanha é nativa de toda a região amazônica, não apenas do estado dela. O Adanilo, que estava na cozinha dando uma de chefe, só queria preparar uma receita típica e acabou dando origem a uma tempestade no Twitter.

Nos comentários, o clima esquentou! Teve gente dizendo: “Para de militar errado, mana. Às vezes você é meio desnecessária!! Parei até de seguir.” E outro internauta ainda soltou a pérola: “A castanha é da Amazônia, não só do Pará! O termo ‘castanha da Amazônia’ reflete melhor essa abrangência.”

E tem mais! Um estudo do IBGE confirmou que o Amazonas é o campeão na produção de castanhas, seguido pelo Acre e, pasmem, o Pará só vem em terceiro lugar nessa disputa! E ainda por cima, a tal da castanha é conhecida internacionalmente como “Brazil Nut”, aceitando tanto “castanha-do-pará” quanto “castanha da Amazônia”. Ou seja, parece que a Alane, mesmo com todo seu fervor, pode ter deixado alguns detalhes de lado.

A disputa entre nomes de castanha virou um verdadeiro “quando a castanha é mais do que uma castanha” nas redes sociais! E aí, qual é a sua? ‘Castanha-do-pará’ ou ‘castanha da Amazônia’?