Fernanda Torres, aos 59 anos, deu um show e fez história na noite de domingo, dia 5 de janeiro! A atriz, que é um verdadeiro camaleão da telona, se tornou a primeira brasileira a conquistar o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. Seu papel como Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” foi a senha para entrar no clube das grandes estrelas do cinema mundial.
Mas calma lá! A festa não foi toda de flores. Enquanto Fernanda brilhava, “Ainda Estou Aqui” acabou perdendo o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa para “Emília Pérez”, e isso gerou um alvoroço entre o público, especialmente os brasileiros. Muita gente não engoliu a ideia de um filme repleto de polêmicas sobre estereótipos latinos levar essa vitória, e mais ainda por ser um projeto que se passa no México, mas com uma produção que não é, de fato, mexicana.
E as redes sociais se tornaram o palco de uma verdadeira batalha! Uma internauta soltou a pérola: “Emília Pérez: filme francês sobre o México com elenco majoritariamente não latino, cujo diretor disse que não contratou atores mexicanos porque eles ‘não são bons o suficiente’.” E não parou por aí, um mexicano declarou: “Haters de ‘Emília Pérez’, ganhamos aliados poderosos: os brasileiros”. O recado foi claro: o México não aceitou essa “zombaria racista eurocentrista” e fez questão de deixar sua voz ecoar contra o filme.
As reações foram pra lá de engraçadas e irônicas. Teve quem comentasse que era uma piada um filme sobre mexicanos, dirigido por um francês e com elenco majoritariamente norte-americano, ganhando prêmio de melhor filme internacional. O clima entre os internautas estava tão tenso que não faltaram críticas sobre a falta de representatividade. Afinal, se a história era sobre uma mexicana, por que não escalá-las para interpretá-la?
E as curiosidades não ficam atrás: a diretora de elenco de “Emília Pérez” admitiu que deveria ter um elenco mexicano, mas, segundo ela, não havia atrizes mexicanas “com talento suficiente”. Olha, essa frase soou mais como um tango desafinado!
No final das contas, o Globo de Ouro teve seus vencedores, mas o verdadeiro momento de glória foi para Fernanda Torres, lembrando a todos que, com talento, garra e uma pitada de humor, é possível brilhar, mesmo em meio a polêmicas. E agora, quem sabe ela não dá um passo mais perto do Oscar? Vamos torcer!