Alice Merton, a talentosa cantora e compositora alemã, decidiu que já estava na hora de colocar Kanye West na linha. A artista está movendo uma ação judicial contra o rapper em função de uma suposta violação de direitos autorais. Aparentemente, Kanye não pediu licença e usou uma amostra da música “Blindside” na sua nova faixa, “Gun To My Head”, com a ajuda de Ty Dolla $ign e Kid Cudi. Eita, que confusão!
De acordo com o processo de Merton, a música de canceleiro tem a voz dela bem em destaque, cantando aquela linha icônica: “I sat down with a gun to my head”. E, para piorar a situação, essa melodia parece estar repetida em boa parte da música de Yeezy, o que, segundo Alice, indica que ele fez um uso bem substancial da sua obra sem nem dizer “oi”.
Alice não segurou a língua ao expressar sua indignação, dizendo que ficou “chocada e humilhada” ao descobrir que Ye simplesmente sampleou sua música sem dar um toque. O estalo aconteceu em dezembro de 2023, quando ele lançou a faixa.
A artista também ressalta que Kanye deveria, pelo menos, ter trocado uma ideia com ela a respeito do uso da amostra. E, pelo visto, tanto ela quanto sua gravadora foram enfáticas em negar qualquer pedido de liberação.
E a coisa não para por aí! Merton não está apenas revoltada pela falta de respeito no uso da sua música; ela afirmou que seus “valores são contrários aos valores de West”. Ou seja, ela não quer que o nome dela apareça lado a lado com o rapper, que está sempre envolvido em polêmicas, incluindo comentários antissemitas e racistas que já deixaram muita gente de cabelo em pé.
Alice tem motivos de sobra para se sentir ofendida. Nascida na Alemanha e descendente de sobreviventes do Holocausto, os comentários de Kanye não são apenas um desrespeito; são uma verdadeira afronta à sua história e à de muitos. Agora, vamos ver como essa novela vai se desenrolar!