Ted Sarandos, o grande chefe da Netflix, fez sua aparição estelar no México na quinta-feira, juntinho da Presidenta Claudia Sheinbaum. E a razão da visita? Um anúncio bombástico: a Netflix vai despejar nada menos que US$ 1 bilhão (isso mesmo, 6 bilhões de reais!). O investimento vai rolar durante os próximos quatro anos, só para encher o México de filmes e séries.
Para Sarandos, isso não é só uma jogada de marketing; ele acredita que vai abrir um mar de empregos no país. Em suas palavras: “Queremos continuar mostrando ao mundo a rica herança cultural do México”. E olha, isso vem bem a calhar para a Presidenta, que completou o raciocínio dizendo que não é só sobre mostrar o México para o mundo, mas também sobre fomentar a economia e criar novas oportunidades de trabalho.
A notícia pipoca em um momento complicado, já que Donald Trump anda soltando suas opiniões nada amistosas sobre imigrantes e decide que os chefões do narcotráfico são, na verdade, terroristas. Tecnicamente, não é o tipo de coisa que mexe com a trama do próximo filme de ação, mas vamos lá!
Netflix não é boba, e já vinha investindo pesado nas telinhas mexicanas com produções de peso como “La Casa de las Flores” e “Luis Miguel: La Serie”, entre muitos outros. E não para por aí: a plataforma se uniu a produtoras locais, como a Ventana Rosa, da diva Salma Hayek, e Canana Films, do famoso duo Gael García Bernal e Diego Luna.
E tem mais! A Netflix também está de olho em formar a nova geração de talentos mexicanos, oferecendo bolsas de estudo e promovendo workshops para roteiristas, diretores e produtores.
Em 2021, a plataforma já tinha investido US$ 300 milhões em conteúdo original no México. Agora, com esse incremento para US$ 1 bilhão, parece que a Netflix está realmente apaixonada pelo “Mexidão”! Fiquemos aqui, então, imaginando que tipo de histórias e dramas emocionantes vão surgir dessa mistura.