Terça – 01 de Abril – Tieta
O coronel tá ali, todo curioso perguntando pro filho Arturzinho em que ele tá trabalhando. Mas o garoto dá um jeito de mudar de assunto e convence o pai a deixá-lo em paz, dizendo que o coração tá dando sinal de que precisa de um descanso. Hilário, por sua vez, tá se achando e vence Bafo de Bode, que faz uma palestra sobre só acreditar no amor de Deus – só faltou o globo de luz pra virar um culto!
Cora, que não perde uma, conta pra Tieta o que viu na praça. Tieta, já com um plano na cabeça, resolve dar um dinheiro pro pastor vazar da cidade. Depois, é a vez de Ascânio ter uma conversa séria com ela sobre o retorno de Arturzinho, e Tieta não tá pra brincadeira. Ela manda um bilhetinho pra ele. O clima esquenta com a queima de fogos e Carmosina, em um momento de ousadia, vai à pensão e acaba passando a noite com Gladstone. Olha que doideira!
Gladstone, o príncipe da brodagem, trata Carmosina com todo carinho. Enquanto isso, Chalita tenta convencer Amintas a dar um tempo em Amorzinho e sair da Assembleia. Mas a moça não tá pra brincadeira e coloca os pés no chão. Gladstone informa Carmosina que roubaram a Arca dos Sonhos, e Arturzinho, com sua agenda cheia, entrega outro bilhete pra Filó, pra ser entregado a Ascânio. Timóteo, sempre na dele, pede a Elisa a casa emprestada por algumas horas; Letícia começa a olhar pro pai com pena, e Osnar simplesmente nota que Carmosina tá diferente. Chalita, que não é boba nem nada, pede ajuda de Tieta pra lidar com Amorzinho. Tieta vai até a casa dela!
O coronel, num susto, vê Filó saindo de casa e parte pra cima, mas a moça é rápida e entrega o bilhete que Arturzinho mandou. Tieta, sem perder tempo, faz Amorzinho sacar que viver sozinho pode ser bom. Carmosina conta pra mãe que teve uma noite com Gladstone, e Timóteo, em uma reviravolta, revela a Bebê que não reatou com Elisa, mas convida a moça pra jantar. E é claro que ela conta tudo pra Rosalvo. Amorzinho manda Perpétua se preparar, porque agora é ele quem decide. Tonha aparece na vida de Arturzinho e pede ajuda, enquanto Gladstone faz um relatório de progressão com Tieta sobre Carmosina.
Arturzinho manda um recado pra Ascânio via Tonha; Tieta insiste em pagar Gladstone pelo favor, e Carmosina compartilha detalhes picantes da sua primeira noite de amor. Arturzinho jura que não esqueceu Tonha, e Leonora tem um plano: convidar Rosalvo pra jantar de novo. Tonha, sempre na correria, entrega o recado de Mirko sobre o plebiscito. Bafo de Bode assina, afinal, as terras de Mangue Seco estão na reta. Tieta manda Leonora contar o que rolou com Arturzinho.
Leonora, a mulher do mistério, admite que sabe de algo, mas Ascânio é quem precisa falar. Tieta manda chamá-lo pra uma conversa. Amintas, sempre cheio de histórias, conta pra Osnar que teve uma noitada com Silvana. Timóteo, no meio do fuzuê, vai a Mangue Seco entregar um envelope pra Carol, e Bebê espera na casa dele. Bafo de Bode cede e assina a promessa de venda das terras. Ascânio manda Tieta perguntar o que quer saber a Arturzinho, mas a briga entre Tieta e o coronel esquenta para saber quem vê Arturzinho primeiro.
Timóteo mistura-se na casa de Carol, mas Osnar o vê saindo de lá, saindo mais confuso do que entrou. Tieta vai direto ao ponto e pergunta se Arturzinho é Mirko. Timóteo justifica sua visita a Carol, mas Osnar não tá nem aí, ele vai deixar um recado depois. Arturzinho revela a verdade pra Tieta e quer saber porque ela mudou seu sobrenome; mas, olha, o que não se conta não se revela!
Elisa, por outro lado, pede a Timóteo que deixe a casa livre pra ela e Rosalvo. Aída sugere a Carol que convidasse Amorzinho pra ser sócia em uma confecção. Arturzinho mente pro pai, diz que voltou por causa dele e dá um nó na cabeça do coronel, que fica todo feliz. Aída pede pra Modesto trazer tecidos em grande quantidade, e Elisa chama Rosalvo pra um jantar. O clima fica quente: Arturzinho chama Tonha, dá uma de Romeu e diz que sentiu saudades, mas depois vai atrás do pai pra saber sobre Bafo de Bode.
Ascânio, como sempre, tá lá pra perguntar a Leonora porque fez isso com seu sobrenome. Leonora, com papel na mão, fecha o assunto afirmando que seu sobrenome é verdadeiro e que Tieta não se casou oficialmente. O coronel revela a Arturzinho a arte que fez pra Bafo de Bode e as terras. Tieta e Carol têm um plano de convidar Osnar pro jantar na mesma noite, mas ele, coitado, não sabe em que encrenca se meteu! Leonora, esperta que só, recebe uma missiva de Francisco de um lugar chamado Esplanada. Tieta, dando uma de detetive, descobre que Tonha e seu irmão sumido são os verdadeiros donos de Mangue Seco.
Francisco chama Leonora pra um encontro em Esplanada, e Tieta, bem resolvida, leva Tonha pra encarar Ascânio e mostrar que, sim, ela é dona de Mangue Seco. Dizer que Bafo de Bode é o proprietário das terras é a última que ele faz, e o coronel diz que sem essa de cachaça na história. Cinira conta a Perpétua que Tonha herdou um montão de terras. Enquanto isso, Osnar não aguenta mais esperar Tieta e prefere ir embora. Carmosina, lá do seu jeito, comenta sobre a carta que Leonora recebeu. Tonha flagra a dupla Elisa e Rosalvo em ação, e isso não acaba bem!
Timóteo, sempre na correria, diz a Tonha que foi ele quem convidou Rosalvo. Juracy, na dele, promete que vai resolver a questão da sociedade de Aída. Mirko, o estrategista, sugere a Bafo de Bode desapropriar as terras de Mangue Seco. Osnar se mete na janta com Carol e acaba na cama com ela. O problema? Ele solta um spoiler sobre a janta que iria ter com Tieta e leva um pé na bunda. Timóteo, na sua melhor sina, vagueia pela sala enquanto Elisa e Rosalvo têm um momento. Rosalvo, cansado, vai embora. Tieta, sem paciência pra esperar Osnar, não perde a linha e derruba o jantar que havia preparado.
Tieta tá cheia de raiva do Osnar! Na madrugada, Timóteo, sonâmbulo que só, vai parar no quarto da Elisa e adormece nos braços dela. Quando acorda, não sabe nem como explicar. Gladstone tá na correria, procurando um novo caminhão, mas Francisco não aparece. Mirko manda Bebê e Rosalvo correr atrás de um dinheiro pra pagar o coronel e seus amigos pelas terras de Mangue Seco. Leonora dá um giro em Esplanada e se depara com Helena, que traz uma bomba: um jornal acusando-a de tráficos!
Leonora, sem graça, pede pra Helena não mostrar o jornal pro Ascânio. Helena, com um sorrisinho maroto, diz que guarda segredos sobre ela e que só cala a boca se Leonora largar Ascânio. Juracy dá uma dica pra Aída: desiste da sociedade e manda Carol embora. Tieta e Osnar entram numa discussão, mas a poeira assenta e eles acabam indo dormir juntos. Tonha, com um ar triunfante, revela a Elisa que elas são as novas donas de Mangue Seco e Carol celebra ao ver os tecidos que Gladstone trouxe. Cosme, com aquele jeito dele, dá as más notícias: Ricardo fugiu do seminário.
Quarta – 02 de Abril – Tieta
Leonora vai até Carmosina e diz que não encontrou ninguém no hotel. A moça, desconfiada, comenta com Gladstone. Perpétua entra no quarto de Tieta e, pasmem, só encontra Osnar na cama – e sai de lá sem saber onde enfiar a cara! Ela conta tudo pra irmã, é claro. Leonora, por sua vez, decide não compartilhar as suas desventuras com Gladstone. Depois, ela fala com Elisa, que garante que Helena é capaz de qualquer coisa pra separá-las. Mirko, que não tem sossego, pede a Rosalvo uma pesquisa sobre desapropriações. Osnar, desconfortável, pergunta a Tieta o que vai acontecer se Ricardo voltar.
Quinta – 03 de Abril – Tieta
Leonora diz a Ascânio que foi até Esplanada só pra passear, e Tieta confessa a Osnar que tá sem saber como reagir se Ricardo retornar. Imaculada comenta com Letícia sobre um amor impossível. Cinira, que é das nossas, escuta o padre e Cosme falando que Ricardo pode ter morrido, e fica em choque ao imaginar a reação de Perpétua. Imaculada, ao ouvir tudo, desmaia. Milu, esperta, percebe que Imaculada tá a fim de Ricardo. Silvana volta à cidade e Laura pensa em convidá-la pra um jantar. Leonora, com cara de poucos amigos, revela a Ascânio que vai deixá-lo.
Sexta – 04 de Abril – Tieta
Leonora mente e diz a Ascânio que vai embora porque cansou dele. Jairo e Cinira estão planejando o casamento. Osnar pergunta o que se passa com Ascânio, mas ele não quer papo. Leonora, em conversa com Carmosina, desabafa sobre Ascânio. Aída e Amorzinho estão on fire e vão levar os bordados pra Carol. E adivinha? Bafo de Bode faz a dobradinha e volta a beber. Imaculada arruma briga com Perpétua, que não aceita que ela tenha ido até sua casa só pra saber de Ricardo. Silvana decide matar a saudade e visita Laura. Helena, que não é boba, chega pra ver Ascânio e, um drama dos bons, acaba sendo expulsa.
Tieta, heroína sem igual, se oferece pra contar tudo a Ascânio sobre o que tá acontecendo, incluindo os podres dela. Leonora não curte muito a ideia. Silvana aparece e confessa a Laura que voltou por causa de Dário. Helena nega qualquer relação com a separação do casal. Milu alerta a filha sobre os riscos de se meter com Gladstone. Bebê entra na onda e compra todos os vestidos da confecção de Aída pra mandar o irmão vender. Ascânio, todo arrumadinho, procura Leonora, mas ela não quer papo com ele porque tem medo de não conseguir resistir.
Segunda – 07 de Abril – Tieta
Tieta comenta com Ascânio que Leonora não quer nem vê-lo e pede que ele aguarde um pouco antes de procurá-la. Laura, do jeito dela, conta a Dário o motivo da volta de Silvana. Helena informa a Ascânio que não vai dar o divórcio, e ele, na sua, decide pegar o caminho do desconhecido e viajar. Laura, liberando geral, autoriza Dário a traí-la com Silvana. Milu, perdendo a paciência, pede a Tieta que descubra se Gladstone tá pensando em casamento com sua filha. A conversa da fita é que Cora escuta Tieta orientando Gladstone a não machucar Carmosina e que ela só pagou para ele ajudar a irmã. Perpétua, escutando Cora e Araci, vai correndo contar tudo pra Carmosina.
Carmosina, de olho arregalado, não acredita. Mirko manda Helena pra casa da praia, dizendo que é hora dela sumir. Imaculada entrega seu caderno de histórias pra Gladstone dar uma folheada. Araci confirma o que Perpétua contou. E enquanto Modesto tá na bad, vendo a família de Marcolino, Carmosina decide passar a noite na casa de Laura. Ascânio, super ético, diz pro coronel que acha um absurdo desapropriar Mangue Seco. Com cara de quem engoliu um limão, Carmosina agradece a Tieta por ter pago Gladstone.
Terça – 08 de Abril – Tieta
Tieta tenta convencer Carmosina de que suas intenções eram boas, mas a amiga não cai na conversa. Ascânio avisa o coronel que tá contra a desapropriação. Gladstone, depois de uma conversa sincera, vai pedir desculpas a Carmosina, mas ela só falta dar um chute na canela dele. Osnar vai até a praia e, na volta, convence Carmosina a escutar Gladstone. O estresse aumenta quando Arturzinho, sabendo da resistência de Ascânio, pede pro pai demiti-lo. Em um encontro inesperado, Carmosina e Gladstone se encontram na casa de Elisa.
Ascânio, com toda a sua energia positiva, tenta falar com Arturzinho, mas o filho só quer saber de distância. O coronel, tentando agir como chefe da família, diz que o garoto viajou. Gladstone tenta explicar à Carmosina que curtiu o tempo que passaram juntos. Mas a moça não crê e manda ele arranjar as malas. Arturzinho, vivendo sua adolescência rebelde, convence o pai a deixar ele sozinho na fazenda pra se encontrar com Tonha. Cora comunica a Tieta que papos sobre Gladstone e Carmosina podem ter chegado aos ouvidos de Perpétua. Para causar um pouco de confusão, Tieta, cheia de vingança, vai até a casa de Perpétua e pega a tão falada caixa branca.
Quarta – 09 de Abril – Tieta
Tieta se lembra que prometeu não revelar o segredo da caixa pra ninguém e, num ato de bondade, devolve a Perpétua, lembrando-a de manter distância da filha. Gladstone, com coração partido, decide ir pra longe. Imaculada tá com o coração nas mãos, porque o garoto levou seu caderno. Carmosina comenta com Osnar que não quer encontrar Tieta por enquanto, mas que ainda a ama. Dário, sempre romântico, convida Silvana pra jantar na casa dele. Manon gera muvuca e chama a galera de Santana pro festão de chegada de Zuleika. O coronel, com a imparcialidade de um político, demite Ascânio e ele e Leonora se esbarram no correio.
Leonora só queria vazar, mas acaba esbarrando na realidade. Ascânio revela pra Carmosina que foi demitido e promete que vai procurar Arturzinho pra tirar satisfação. Leonora, sacando tudo, descobre que Tonha tá jantando com Arturzinho. O coronel não perde tempo e finalmente desapropria as terras limadas de Mangue Seco. Bebê, em meio ao corre-corre, avisa a Aída que seu irmão tá louco pra comprar a produção toda, mas adora bater o pé e exigir 500 vestidos por mês. A comida está sendo preparada e eles esperam por Carmosina; Silvana, toda cheia de charme, chega para o jantar com Dário e Laura. Leonora, sempre informada, conta pra Ascânio que Arturzinho não viajou.
Por fim, Zuleika chega acompanhada de Ricardo, e está na hora do show! 🌟