Papa Francisco: Alta Surpreendente Após 40 Dias, Mas a Luta Continua!

Após 40 dias de tratamento intenso no hospital Gemelli, em Roma, Papa Francisco finalmente saiu em clima de festa neste domingo (23). Com seus 88 anos, o papa desfilou em uma cadeira de rodas, acenando como um verdadeiro rockstar para a multidão de fiéis que o aguardava.

Internado desde 14 de fevereiro por problemas respiratórios, o pontífice enfrentou uma pneumonia dupla e uma infecção polimicrobiana. Durante a batalha, rolou até um episódio de vômito que fez com que ele precisasse de um respiro mecânico momentâneo. Nada fácil, hein?

Agora que ele voltou para casa, o plano é ter uma rotina de cuidados por pelo menos dois meses. Fisioterapia respiratória e exercícios de fonoaudiologia estão na agenda para recuperar a voz, que ficou um pouco abalada depois de tanto tempo no oxigênio. Para os fãs que estavam ansiosos, o médico responsável pelo tratamento, Sergio Alfieri, garantiu que o papa voltará, mas com calma e no seu próprio ritmo.

Ah, e antes de deixar o hospital, Francisco não perdeu a oportunidade de participar da tradicional oração do Angelus, onde agradeceu aos valentes profissionais da saúde e a todos que torceram pela sua recuperação. E, como não poderia deixar de ser, tocou no assunto da situação na Faixa de Gaza, expressando preocupação com o que está rolando por lá.

Desde 9 de fevereiro ele não fazia a oração do Angelus, o que é uma verdadeira raridade desde que começou a papá dar seus recados em 2013. Inclusive, ele mencionou a paciência de Deus – e de todos nós – no discurso que fez, refletindo sobre a vida e como ela pode ser um tempo de conversão (será que ele estava falando também das nossas promessas de ano novo?).

Enfim, que bom ver o papa de volta! Agora vamos todos juntos rezar para que a paz prevaleça pelo mundo afora.