Val Kilmer, um dos ícones mais badalados do cinema nos anos 80 e 90, despediu-se deste mundão na última terça-feira, 1º de abril, aos 65 anos. A responsável pela notícia foi sua filha, Mercedes, que revelou que a causa da partida foi uma pneumonia. Gente, é assim que a vida às vezes surpreende, né?
Desde 2014, Val enfrentava uma batalha firme contra o câncer na garganta, que não lhe deu folga e trouxe uma série de complicações, incluindo uma traqueostomia que, infelizmente, afetou sua fala. Apesar de tudo isso, o ator nunca perdeu o bom humor e mantinha sempre uma pitada de otimismo, se apoiando em sua fé e na Ciência Cristã. Vai dizer que a força dele não era inspiradora?
Kilmer deixava sua marca na telona com atuações memoráveis, como a do cantor Jim Morrison em “The Doors – O Filme” e o famoso Tom “Iceman” Kazansky em “Top Gun – Ases Indomáveis”. Sem contar que ele foi o Batman em “Batman Forever” – ele realmente sabia como brilhar!
Seu último suspiro cinematográfico foi na sequência do filme que o tornou famoso, “Top Gun: Maverick”, em 2022. Reencontrar Tom Cruise na telona foi uma montanha russa de emoções. Val comentou sobre a experiência: “Foi absolutamente emocionante. Eu realmente fiquei surpreso. Tom estava vestindo sua jaqueta original do primeiro filme. A gente ria como se estivéssemos voltado ao ensino médio!” Ah, os velhos tempos!
E não podemos esquecer de como Val lidou com sua situação. Em 2020, durante uma conversa no programa “Good Morning America”, ele fez questão de ressaltar que, mesmo com a traqueostomia, ainda estava muito bem: “Me sinto melhor do que pareço, me sinto maravilhoso. Fui diagnosticado, mas sarei rapidamente!” E, em tom bem-humorado, confessou que sentia falta de ter voz: “Saudades de não rir como um pirata!” Clássico!
Val Kilmer deixa um legado que vai muito além das telas. Com personagens que marcaram gerações e uma coragem que inspirou muitos, ele se despede como uma das figuras mais emblemáticas do mundo do entretenimento. E, convenhamos, não podemos esquecer: quem nunca quis ser o Iceman, né?