ALARMANTE! Microplásticos INVADINDO NOSSOS ALIMENTOS!
Prepare-se! O mar que você ama está recheado de uma ameaça invisível que pode estar nas suas próximas refeições! Um estudo aterrorizante revela que microplásticos, essas partículas traiçoeiras originadas da nossa produção desenfreada, já foram encontrados em peixes e frutos do mar que vão parar no seu prato!
Camarão e salmão? Melhores amigos dos microplásticos! Pesquisadores da Universidade de Portland State, nos EUA, estão em alerta máximo! Eles flagaram nada menos do que 1.806 partículas suspeitas em 180 amostras de pescado! Entre as vítimas dessa contaminação, estão espécies conhecidas e até agora bem-quistas em nossas mesas, como o camarão-rosa, que foi pego na boca do gol com uma concentração brutal dessas partículas!
E não para por aí! Os peixinhos estão se alimentando de zooplâncton e, adivinha só? O zooplâncton está cheio de microplásticos! Uma cadeia alimentar recheada de veneno às avessas, que pode chegar até nós! Se você acha que só os peixes estão em risco, pense de novo! As microfibras que invadem os músculos dos peixes não fazem exceção para os humanos!
Cuidado! Não dá pra fazer de conta que isso não está acontecendo! A pesquisadora Susanne Brander não se contém: “É aterrador saber que essas microfibras estão se movendo do intestino para os músculos. E quem come frutos do mar, meu amigo, come junto essa poluição!”
Dizem os especialistas que a solução não é parar de comer frutos do mar — isso seria fácil demais! O que precisamos mesmo é de uma consciência e de políticas sérias para barrar a entrada desse plástico no nosso ambiente. Chega de fingir que o problema não é nosso!
E se você pensa que a água engarrafada e até a cerveja estão limpas como um dia bonito de verão, prepare-se para a realidade! Os microplásticos são como um fantasma que ronda tudo, e cada vez que consumimos produtos que os liberam, estamos abrindo a porta para esses invasores!
A batalha contra os microplásticos começa agora! Vamos exigir mudanças, porque o que jogamos fora acaba voltando diretamente para nossos pratos! O futuro da nossa saúde e do nosso oceano depende disso!