Título 1: P ALERTA! AVC ATINGE JOVENS E NINGUÉM SE DÁ CONTA!
Título 2: GRITANTE: Casos de AVC dispararam entre os jovens – E NADA É FEITO!
Atenção, pessoal! Os números são CHOCANTES! Um estudo bombástico revela que os casos de ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) aumentaram 14,8% entre os jovens de menos de 70 anos! E a coisa é ainda mais alarmante no Brasil, onde cerca de 18% das vítimas têm entre 18 e 45 anos! Estamos falando de uma epidemia que não dá sinais de recuo!
Hoje, dia 29, é o Dia Mundial do AVC e, enquanto o governo faz de conta que está tudo sob controle, a realidade é que essa condição pode ser uma verdadeira SENTENÇA DE MORTE! O AVC ataca sem piedade; o sangue fica sem fluxo e a morte das células nervosas acontece sem aviso. As causas? Desde a obstrução de vasos sanguíneos até a ruptura deles. É a vida virando de cabeça pra baixo em um piscar de olhos!
Em números de congelar o sangue, entre 1990 e 2021, o número de casos de AVC explodiu em 70%! E aqui no Brasil, entre janeiro e agosto de 2024, a horripilante marca de 39.345 brasileiros perderam a vida devido a essa doença, uma média de seis vidas por hora! O que está acontecendo, Brasil?
A médica neurologista Angelica Dal Pizzol acendeu a luz vermelha: o AVC não escolhe mais idade e o aumento é atribuído a um combo perigoso: sedentarismo, péssimos hábitos alimentares e até mudanças climáticas! A juventude está sob ataque e o governo, como sempre, faz ouvido de mercador enquanto a saúde da população desmorona!
E não podemos esquecer das histórias impactantes! A jovem empreendedora social, Giuliana Cavinato, de 30 anos, passou por um verdadeiro pesadelo ao sofrer um AVC enquanto se divertia. Uma queda durante o wakeboard desencadeou uma tragédia! “Senti uma dor de cabeça insuportável e, assim como um pesadelo, apaguei”, revela. É um desespero!
O AVC vem com uma lista de sintomas que ninguém deve ignorar: dor de cabeça súbita, fraqueza no rosto, paralisia, e a perda de fala. Qualquer um pode ser vítima e, caso não haja atenção imediata, o desfecho pode ser devastador!
Apesar de que os jovens têm chances de sobreviver e se recuperar melhor do que os mais velhos, a luta não é fácil e a reabilitação é um verdadeiro MARATONISTA! Cavinato, após um drama intenso, deve fazer terapia todos os dias! E mesmo assim, a vida nunca mais será a mesma.
O que mais precisamos para acordar? O AVC não é mais uma preocupação de quem está na terceira idade! A hora de agir é agora! Reabilitação, conscientização e, principalmente, a pressão naqueles que deveriam se importar e tomar atitude! Cada um de nós pode ser a próxima vítima se não tomarmos cuidado. O grito de alerta foi dado! Não deixemos nosso futuro à mercê da indiferença!