Brasil dá show e se livra da elefantíase! Mas a luta contra doenças da pobreza continua!
A LEPRA DOS POBRES VAI EMBORA! Brasil recebe certificado de Livre da Filariose Linfática!
Um marco histórico! O Brasil, que sempre teve que enfrentar as mazelas das doenças esquecidas, acaba de receber um baita prêmio: o certificado de país livre da filariose linfática, conhecida por causar deformações grotescas que fazem qualquer um parar e olhar. A cerimônia, recheada de discursos motivacionais, aconteceu em Brasília e foi um verdadeiro espetáculo!
O diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, Jarbas Barbosa, fez questão de ressaltar a história por trás dessa conquista. Ao eliminar essa doença, que afeta os mais pobres e, advinha?, reforça a pobreza, ele disse que o Brasil não pode dormir no ponto e deve agora partir para a erradicação de outras pestes, como a oncocercose e até mesmo a tuberculose. Uma verdadeira batalha em nome da saúde pública!
Um grito de vitória! Mas será que as tropas estão prontas?
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, mandou um recado que todo mundo precisa ouvir: as doenças não surgem do nada! Elas são um reflexo das desigualdades sociais que gritam aos nossos ouvidos todos os dias. “Esse momento é tão especial porque resgatamos uma dívida histórica!”, bradou, destacando as pessoas que sofreram nas mãos da negligência.
Pra quem pensou que a filariose havia sumido, vale lembrar que a última vítima foi registrada em 2017! Essa peste é causada por um verme que se espalha através da picada de mosquitos que parecem até ter saído de um filme de terror: os famosos pernilongos. Um verdadeiro pesadelo!
Mas calma, que a festa não acabou! A guerra continua!
Embora a filariose tenha dado tchauzinho, 657 milhões de pessoas em 39 países ainda estão em áreas onde a doença faz festa! E a OMS não quer deixar pra lá. O objetivo é eliminar até 20 doenças tropicais negligenciadas até 2030. Será que o Brasil vai conseguir ser o líder regional dessa luta?
Fique ligado, porque a história da filariose é só o começo. O Brasil é forte, e quando se une, é capaz de vencer até as doenças mais sinistras!