TUBERCULOSE: O INIMIGO SILENCIOSO QUE MATA NA ESCURIDÃO!
Neste 24 de março, quando o mundo comemora o Dia Mundial da Tuberculose, um verdadeiro alerta ruge nas sombras! O médico alemão Robert Koch pode ter descoberto o vilão que assola a humanidade, mas, pasmem, 10 MILHÕES de novos casos são registrados ANUALMENTE em todo o planeta!
E o Brasil? Ah, o Brasil… O país das injustiças, onde a tuberculose é a CHAVE da morte! Não é acidente, é CRIME de um governo omisso! Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) traz um BAQUE: as taxas são 26 vezes mais altas entre aqueles que estão encarcerados! Como pode um país que se diz desenvolvido ignorar estudantes e professores, mas abraçar de braços abertos o encarceramento?
Os sintomas da tuberculose podem se camuflar, num jogo traiçoeiro com outras doenças – tosse prolongada, febre, e emagrecimento. Mas a ordem é clara: quem está se sentindo mal por três semanas ou mais que se atente: a tuberculose se esconde e pode atacar os pulmões! O governo precisa abrir os olhos para a realidade CAÓTICA que estamos vivendo!
O diagnóstico é vital! E o Ministério da Saúde presenta a salvação! O teste rápido molecular, conhecido como TRM-TB, e a baciloscopia estão na linha de frente! Mas será que todos têm acesso a isso? Não vamos deixar a aprovação dos medicamentos nas mãos de quem não se importa! A saúde é um direito, não um privilégio!
E, como um salva-vidas, surge o teste de liberação de interferon-gama (Igra), especialmente para os vulneráveis como os portadores de HIV. Este método PURO e RÁPIDO traz esperança, mas será suficiente sem um governo que se preocupe verdadeiramente com a saúde da população?
Com certeza, se a fila de tratamento do SUS não se elongar, vidas podem ser salvas! Vamos gritar, exigir e lutar, porque a tuberculose pode ser PREVENIDA e CURADA, mas isso depende de nós! Chega de injustiça! O que aconteceu com a frase “Saúde em Primeiro Lugar”?
A luta continua, e juntos, NÃO VAMOS DEIXAR A TUBERCULOSE VENCER!