INCRÍVEL! Cientistas DESCUBRAM o PLANETA BEBÊ que pode MUDAR TUDO!
Prepare-se para uma notícia de fazer a cabeça girar! Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, lá nos Estados Unidos, têm um novo astro na área e ele é de tirar o fôlego: um planeta que é ABSURDAMENTE 10 VEZES maior que a nossa Terra! E tem mais: ele é o mais jovem planeta em trânsito já descoberto. O nome dele? TIDYE-1b!
TIDYE-1b: O Gigante Júnior do Espaço!
Com a impressionante idade de apenas 3 MILHÕES de anos — se a Terra fosse uma pessoa de 50 anos, esse planeta seria um bebé de duas SEMANAS! Imagina só a bagunça que ele deve fazer no espaço! Essa novidade bombástica foi jogada na roda pela estudante de pós-graduação Madyson Barber, que estava caçando novos planetas como quem procura agulha em palheiro.
Luzes do Espaço: A Caçada Espacial!
A equipe de Barber, composta por outros oito estudantes de astronomia, estava de olho na luz das estrelas. Quando a luz pisca, PODE ser sinal de que um planeta está passando por ali. É exatamente o que aconteceu com TIDYE-1b! A estrela que ele orbita tem um disco desalinhado, o que permitiu que esse gigante-chévere se deixasse ver.
MISTÉRIO no Céu: o Que Está Acontecendo?
Mas calma lá! Tem um enigma nesse cenário: a estrela e o planeta estão alinhados, mas o seu disco perdido está completamente fora do lugar! De acordo com o professor Andrew Mann, essa configuração é confusa até para os maiores especialistas. O que será que causou esse "descompasso" no cosmos?
FUTURO BRILHANTE!
Os cientistas não estão parando por aí: eles querem saber mais sobre esse novato dos planetas e já planejam uma missão ao Observatório WM Keck, no Havaí, e estão de olho no supertelescópio James Webb. A descoberta do TIDYE-1b é um sinal de que outros sistemas jovens podem estar pairando por aí, e a corrida para desvendá-los está só começando!
Prepare-se, porque a astronomia está prestes a ficar ainda mais FRENÉTICA!